29 de abril de 2024
  • :
  • :

Nos 260 anos de Camaçari, Zé Ronaldo se compromete em revitalizar o Polo Petroquímico

Nos 260 anos de Camaçari, Zé Ronaldo se compromete em revitalizar o Polo Petroquímico

O candidato a governador Zé Ronaldo, da coligação Coragem para Mudar a Bahia, reverenciou nesta sexta-feira (28) o aniversário de 260 anos de Camaçari, a quarta cidade mais populosa do estado, famosa por sediar, há 40 anos, o maior Complexo Industrial do Hemisfério Sul.

Nos últimos anos, no entanto, devido à ausência de uma política fiscal atrativa, à falta de manutenção das plantas industriais instaladas na região, à logística precária e aos altos preços das matérias-primas e da energia, muitas empresas estão deixando o Polo Industrial de Camaçari. Apenas na última década, a Braskem – maior indústria do setor no local – fechou três de suas oito unidades. Além dela, grandes empresas internacionais como Dow, DuPont, Air Products e Taminco deixaram o polo ou reduziram bastante suas atividades. O resultado é uma queda significativa no volume de empregos diretos gerados pela indústria química e petroquímica no polo (queda de aproximadamente 11 mil trabalhadores em 10 anos).

“É inegável a perda de dinamismo da economia baiana nos últimos 12 anos. Se eleito governador, a indústria ganhará uma atenção especial na política de desenvolvimento da economia, e vou atrair novos investimentos, garantindo a manutenção e o fortalecimento dos empreendimentos e iniciativas já existentes.”, declarou Zé Ronaldo.

O candidato assegurou que irá investir na modernização dos grandes polos industriais, e que, no seu governo, os setores das indústrias geradoras de matérias-primas e produtos intermediários serão fortalecidos, inclusive para melhorar a sua competitividade com relação a exportações e concorrência de produtos importados.

“O fortalecimento e a expansão de setores prioritários na indústria baiana, assim como a identificação de novos setores que possam ser incorporados ao nosso parque industrial, constituem ações fundamentais para o alcance dos objetivos de aumento do PIB estadual”, reforçou Zé Ronaldo. “Acredito que os principais fundamentos de uma boa política de desenvolvimento econômico são ações que se reflitam na melhoria do emprego, renda e riqueza dos baianos e da Bahia.”, finalizou.

Foto: Ângelo Pontes/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *