18 de maio de 2024
  • :
  • :

Candidatos a vice-governador criticam governo do PT em debate na TV Aratu

Candidatos a vice-governador criticam governo do PT em debate na TV Aratu

Por Davi Lemos (dvlemos@gmail.com)

Mais uma vez o vice-governador e candidato à reeleição na chapa de Rui Costa, João Leão (PP), faltou a um debate promovido em rádio ou TV – ele alegou que tinha compromissos de campanha no interior agendados anteriormente.

Com a ausência de Leão, as críticas no debate promovido pela TV Aratu/SBT, como tornou-se a tônica de todos os encontros entre os candidatos, foram direcionadas aos 12 anos de gestão petista na Bahia.

Também houve ataques ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas de intenção de votos para o primeiro turno.

Na primeira rodada de perguntas e respostas entre os candidatos, Mônica Bahia (PSDB), vice da chapa de Zé Ronaldo (DEM), e Dra Antônia (PRTB), vice na chapa de João Henrique, levantaram a questão da segurança pública e do fato de a Bahia, como argumentaram, ser campeã em homicídios. “Em Alagoinhas, tivemos seis rebeliões na delegacia”, disse Dra Antônia. A vice de João Henrique ainda criticou a situação do hospital estadual na cidade: “No Dantas Bião, estão liberando pacientes para morrer em casa”, criticou.

João Itamário (Rede), vice na chapa de Célia Sacramento, durante debate com Jeane Cruz (MDB), vice na chapa de João Santana, criticou a fala do General Mourão (PRTB), vice de Jair Bolsonaro, que apontou o 13° salário como uma jabuticaba brasileira e uma mochila nas costas dos empresários. Jeane salientou que nenhum candidato teria poder de retirar o décimo terceiro salário, cláusula pétrea na Constituição.

Em momento em que jornalistas perguntavam a candidatos, foi questionado a Dona Mira (PSOL), vice de Marcos Mendes, e a Mônica Bahia o que elas pensavam da campanha #EleNão, se não estaria escondida um apoio a Lula. Mônica Bahia considerou que se tratava, para boa parte dos que aderem à hashtag nas redes sociais, de desculpa para votar no candidato petista à presidência da República. O tucana disse que trata-se de tentativa de transformar o Brasil numa Venezuela.

Já Dona Mira repetiu as acusações contra Bolsonaro, que seria misógino, racista, machista. A psolista, em debate contra a candidata do PRTB, chegou a justificar a ação de quem usa arma para assaltar quando foi questionada sobre o que pensava sobre o porte de armas. Dra Antônia, que é advogada, considerou que o Estatuto de Desarmamento só retirou armas de quem cumpre a lei. “O bandido está armado. O cidadão de bem está desarmado”, disse a candidata do PRTB, para quem “maneira de sobrevivência não pode ser usada como justificativa para usar arma para assaltar”.

A TV Aratu realiza debate com os candidatos a governador na quinta-feira (4), às 10h50. Amanhã, o debate entre os candidatos ao Palácio de Ondina será na Rede Bahia, às 22h.

Foto: Davi Lemos/NewsBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *