29 de março de 2024
  • :
  • :

NOB promove atividades de prevenção ao câncer de mama no #OutubroRosa

NOB promove atividades de prevenção ao câncer de mama no #OutubroRosa

Em homenagem ao Outubro Rosa, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB/Grupo Oncoclínicas) promove, no mês de outubro, algumas ações voltadas para estimular os hábitos saudáveis e conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A programação também inclui oficinas para promover o resgate da autoestima das pacientes oncológicas.

De acordo com estimativa do INCA, o Brasil deve registrar, em 2018, cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama, tipo de neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama representa cerca de 28% dos casos novos de brasileiras diagnosticadas com câncer a cada ano. Nas mulheres da região Nordeste, o câncer de mama também é tipo mais frequente com incidência de 40,36 casos a cada 100 mil mulheres.

Apesar ser o tipo de tumor que mais causa mortes entre as mulheres brasileiras, o câncer mamário pode ser descoberto precocemente. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura ficam em torno de 95%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representa apenas 1% do total de casos da doença.

“Adotar hábitos saudáveis e fazer os exames periódicos, como a mamografia, são atitudes que ajudam significativamente na prevenção da doença”, esclarece a oncologista Luciana Landeiro, da equipe do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia).

Além da herança genética (mulheres cujas mães, irmãs ou tias tenham tido câncer de mama), vários fatores de risco podem favorecer o desenvolvimento da doença. A idade (mais de 40), a obesidade, o sedentarismo, dietas ricas em gordura de origem animal, alterações hormonais, tabagismo, nuliparidade (não ter tido filhos), menarca precoce (primeira menstruação) e menopausa tardia (última menstruação), consumo excessivo de bebida alcoólica e o fato de nunca ter amamentado são alguns dos aspectos que podem contribuir para o surgimento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, nas faixas etárias pré e pós menopausa, o risco de ter câncer de mama aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal, especialmente aquelas que apresentam medidas aumentadas da circunferência abdominal.

Programação do NOB durante o Outubro Rosa:

Educação para a saúde
Dentro da programação do Outubro Rosa, o NOB vai disponibilizar especialistas da sua equipe médica para palestras sobre prevenção do câncer em empresas e instituições interessadas. “A informação é a maior aliada na luta contra o câncer”, destaca a oncologista Renata Cangussu, da equipe do NOB.

Manter um peso saudável, praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais na prevenção da doença. Instituições interessadas podem entrar em contato através do e-mail comunicacao@nob-ba.com.br

Oficinas gratuitas
Durante o Outubro Rosa, o NOB vai realizar duas oficinas de beleza e automaquiagem do programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, que tem como objetivo promover a autoestima e a valorização do bem-estar para mulheres em luta contra o câncer. O programa é voltado para mulheres que estão em tratamento oncológico em suas diversas fases. Em Salvador, o NOB é parceiro do programa e realiza oficinas mensais na sua sede, em Ondina.

Em Outubro, as oficinas vão acontecer nos dias 22 e 29 de outubro, na sede do NOB.

O programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, em associação ao Look Good Feel Better®, é coordenado no Brasil pelo Instituto ABIHPEC e tem origem no programa norte-americano, lançado nos EUA na década de 80. Através de oficinas com a colaboração voluntária de profissionais maquiadores e assistentes, o programa ensina técnicas de automaquiagem e dicas de beleza a essas pacientes. O objetivo é amenizar os efeitos das transformações causadas durante a quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos oncológicos.

As vagas são limitadas e voltadas para mulheres em tratamento do câncer, que nunca participaram da oficina. As inscrições são gratuitas através do e-mail comunicacao@nob-ba.com.br.

Corrida Outubro Rosa
Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e promover a atividade física regular e os hábitos saudáveis, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) / Grupo Oncoclínicas, em parceria com o Núcleo da Mama, promove, no próximo dia 21 de Outubro, a sexta edição da Corrida Outubro Rosa, no Parque da Cidade, a partir das 7h30.

A programação inclui sessão de alongamento, aula de zumba e Fit Dance. Serão três quilômetros e meio de corrida e um quilometro e meio de caminhada. O evento, organizado pela Tuchê Runners, é aberto a pacientes oncológicos, familiares, simpatizantes da causa e todos que queiram participar e as inscrições custam R$ 50,00 mais a taxa do site. Inscrições: https://www.centraldacorrida.com.br/corridaoutubrorosa e loja Acquaroma Shopping Paralela.

Apesar da obesidade sempre ter sido associada às doenças do coração, a gordura corporal também pode influenciar no desenvolvimento de diversos tipos de câncer. De acordo com a oncologista, Renata Cangussu, “cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com alimentação adequada, atividade física regular e peso saudável.”

Sobre o Outubro Rosa – Movimento que começou nos Estados Unidos e ganhou o mundo, o Outubro Rosa é um mês de mobilização mundial para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Ao longo do mês, que é celebrado anualmente, instituições ligadas ao tratamento do câncer promovem várias ações educativas para chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção. A cor rosa é associada à cor do laço que representa, mundialmente, a luta contra a doença. As primeiras ações do Outubro Rosa começaram em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi (EUA), onde foi criado o movimento voltado para a prevenção do câncer de mama. Iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, shoppings, empresas, pontes, teatros é uma das ações que marcam o mês.

Sobre o NOB

O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) integra o Grupo Oncoclínicas, que reúne mais de 50 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o NOB tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.

A instituição conta com a parceria de um centro de referência mundial em tratamento do câncer, o Dana Farber Cancer Institute, afiliado a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. Para mais informações, visite http://www.nucleodeoncologia.com.br/.

Sobre o Grupo Oncoclínicas – Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA. Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *