29 de abril de 2024
  • :
  • :

Salvador debate ideias para impulsionar economia criativa

Salvador debate ideias para impulsionar economia criativa

Foi dada a largada para a maior maratona do Nordeste de temas, ideias e discussões acerca de um assunto que vem ganhando destaque nos últimos anos: a economia criativa. É o Salvador Creativity and Media Festival (Scream), com abertura oficial realizada nesta sexta-feira (23), no Fera Palace Hotel, e que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e da presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Ana Coelho, além de representantes do mercado publicitário, profissionais e estudantes da área de comunicação.

“Essa é uma das vocações de Salvador: a criatividade do povo. A economia criativa sempre foi objeto de discussão e de debate, mas agora começamos a materializar esse tema com um foco econômico, com objetivo de gerar emprego, de movimentar a economia e produzir negócios. E nada melhor do que discutir mídia, produção audiovisual, enfim, diversos meios de produção da economia criativa para que seja estimulada ainda mais essa vocação”, salientou o prefeito.

A presidente da ABMP salientou que o Scream é um movimento para valorizar o que a cidade tem de melhor. “Salvador possui uma indústria criativa fortíssima e tudo isso deve ser usado a nosso favor. A cidade mudou bastante nos últimos anos e precisamos dar alma à cidade, puxar essa criatividade, trazer essa provocação e inspirar as pessoas”, afirmou Ana Coelho.

Até este sábado (24), serão realizadas 150 ações em três locais diferentes da região que originou e inspira até hoje a capital baiana: o Centro Histórico. Além do Fera Palace, as atividades acontecem também no Espaço Cultural da Barroquinha e no Teatro Gregório de Mattos (TGM). “Nunca houve um evento com essa magnitude de apresentações na cidade. O propósito é melhorar o status das pessoas, dos negócios, das organizações e das cidades. A ideia é de que, ao final, consigamos gerar a maior quantidade de interações positivas em prol de Salvador”, salientou Isaac Edington.

Para a jornalista Márcia Ferreira, o Scream Salvador é de extrema importância, pois, além de tratar da comunicação criativa, aborda-se também diversos temas que estão na pauta do dia, a exemplo da inclusão de gênero, e reúne-se pessoas de áreas diversas como publicidade e moda. “É muito importante englobar esse público e discutir esses temas, ligando tudo isso à questão da comunicação. Por exemplo, hoje você tem um grande número de empreendimentos que refletem e utilizam muito a questão das mídias sociais. A criatividade neste ambiente, muitas vezes, é um grande diferencial para o negócio”, afirmou.

Avanços – Na ocasião, o prefeito também salientou os avanços promovidos pela administração municipal, nos últimos cinco anos, para impulsionar a cadeia criativa na cidade. Dentre as principais ações está a instituição do eixo Cidade Criativa dentro do Salvador 360 – programa de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda idealizado pela Prefeitura.

A iniciativa já vem rendendo frutos como o Casa Salvador – estrutura montada em parceria com o Youtube que vem fomentando a produção audiovisual para a internet. Além de movimentar a cadeia produtiva, a produção de conteúdos com foco em Salvador acabam contribuindo para a divulgação da capital baiana para o mundo. Um exemplo disso é a websérie Desafio Cozinha Raiz, que já possui mais de 1,7 milhão de visualizações oriundas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Para o primeiro semestre de 2019, já está prevista mais uma novidade: o lançamento do Hub de Economia Criativa. O projeto está sendo finalizado e a Prefeitura vai buscar financiamento privado para estimular uma série de projetos que englobarão setores que vão desde o artesanato até a produção audiovisual. A intenção é de que os microempresários terão apoio ao financiamento, com intermediação municipal, e terão acesso ao ambiente de coworking para desenvolvimento das ideias de negócios.

Programação – A programação do evento envolve palestras, workshops, painéis e exposições, com temas que envolvem inovação, crise, desafios da comunicação, nova era da mídia, inteligência artificial, startups, assédio e diversidade, entre outros assuntos. A estimativa é reunir aproximadamente 5 mil pessoas durante o festival. Participantes com passaporte em mãos têm acesso a todos os espaços nos dois dias do evento. Ao final, todos recebem certificado de participação.

Uma parceria com o Coreto Hype – projeto inspirado em grandes movimentos de ocupação de espaços públicos do mundo – vai garantir atividades nas proximidades dos locais da programação. Estarão presentes expositores de música, moda, arte, design, gastronomia, decoração, artesanato, além de atividades socioculturais.

Participantes – Grandes nomes estão confirmados na grade do Scream Salvador, entre os quais o de Nizan Guanaes, sócio e co-fundador do Grupo ABC, embaixador da Boa Vontade da Unesco e nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times; e Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante, plataforma de financiamento coletivo, única brasileira ganhadora do prêmio Cartier Women’s Iniative Awards 2017. Candice vai tratar do tema “Inovar em tempos de crise”.

Também foram convidados Bob Wollheim, co-fundador da Much More e sócio-fundador do YouPIX. Na sua apresentação, Wollheim falará sobre “O Copo Meio Cheio da Comunicação”. Outro nome é o de Mauricio Magalhães, presidente da Agência Tudo, sócio-conselheiro do grupo EVA e conselheiro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. Ele fala no Scream sobre o tema “Criatividade gera valor? Por que não na Bahia?”.

A programação ainda reunirá outros grandes executivos, como Ken Fujioka (Ada Strategy), Ana Cortat (HybridColab), Pedro Tourinho (Soko), Antônio Mazzafera (Fera Investimentos), Diego Oliveira (Youpper), Patrícia Santos (Empregue afro), Jéssica Tauane (Gorda de Boa), Júlia Azevedo (FFIPP), Raul Santa helena (Petrobras), Fabrício Lemos (Restaurante Origem), Lucas Reis (Zygon), Tarcízio Silva (IBPAD), Fábio Duarte e Bruno Duarte (Fit Dance), Duda Magalhães (Dream Factory) e Carol Ayres (Humana).

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *