29 de março de 2024
  • :
  • :

Gestores de seis municípios vencem o Prêmio Prefeito Empreendedor 2018

Gestores de seis municípios vencem o Prêmio Prefeito Empreendedor 2018

Os gestores municipais das 38 cidades participantes do Prêmio Prefeito Empreendedor conheceram os vencedores de 2018 durante cerimônia realizada na última quarta-feira (28) no centro de convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. Foram contemplados os municípios de Irecê, Souto Soares, Madre de Deus, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves.

A décima edição da honraria premiou os melhores projetos nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

O prêmio reconhece ações dos municípios que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a premiação é uma forma de reconhecer o trabalho dos prefeitos e incentivar os municípios no fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento local.

“Trabalhamos os eixos temáticos junto ao programa Cidade Empreendedora para que os municípios criem condições de atender às demandas das micro e pequenas empresas. Esse esforço é para a melhoria das políticas públicas do voltadas para esses empreendimentos que, na grande maioria, é a principal atividade econômica da cidade. O Prêmio Prefeito Empreendedor é o reconhecimento do trabalho dos gestores na melhoria da saúde, educação, desburocratização, dentre outras áreas”, afirma.

Para o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade, vencedor em duas categorias, este reconhecimento faz parte de uma série de prêmios que o município tem recebido e será um orgulho para os munícipes, principalmente por lidar diretamente com a autoestima da população.

“Um dos nossos projetos, a Uniativa, que é a Universidade Empreendedora da 3ª Idade, busca ressignificar as pessoas acima de 50 anos, quando o mercado de trabalho começa a fechar as portas, e elas começam a ver um outro significado nas suas vidas. Estou muito feliz e agradeço ao nosso povo de Madre de Deus. Temos recebido prêmios e medalhas pelo país inteiro e eu sou mais um. Isso nos deixa muito orgulhosos”, completa.

Além da participação na edição nacional do Prêmio, em 2019, os municípios dos projetos vencedores terão a oportunidade de implantar o Programa Cidade Empreendedora, para os que ainda não possuem, e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.

Comissão julgadora – Com o objetivo de tornar a análise dos projetos mais dinâmica e com diferentes visões, o Sebrae apostou em uma comissão julgadora que abrangesse diversos segmentos. Neste ano, participaram da comissão Jean Esdras Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia; José Anselmo Cunho, da Caixa Econômica Federal; Carlos Bastos Stucki, do Ministério Público da Bahia (MP-BA); Marilda Galindo, do Bando do Nordeste; e Christiano Carvalho, do Bando do Brasil.

Integraram também o júri Rui Dias, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia; Silvana Vaz de Almeida, da Junior Achivement; Taiana Bitencourt Dumêt e Tânia Fisher Stein, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Marcus Pinheiro, da Unifacs; e Alzir Mahl, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Durante o processo de julgamento, o grupo foi orientado pelo Sebrae sobre os critérios, as abrangências e os objetivos que os projetos precisariam atender.

Confira a relação dos municípios vencedores em cada categoria:

Empreendedorismo na Escola – Irecê – Prefeito Elmo Vaz
Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico – Souto Soares – Prefeito André Luiz Cardoso
Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI – Madre de Deus – Prefeito Jeferson Andrade
Desburocratização e Implementação da RedeSimples – Guanambi – Prefeito Jairo Magalhães
Pequenos Negócios no Campo – Brotas de Macaúbas – Prefeito Litercílio Júnior
Inovação e Sustentabilidade – Madre de Deus – Prefeito Jeferson Andrade
Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios – Castro Alves – Prefeito Thiancle Araújo

Foto: Darío G. Neto/ASN-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *