25 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari: Balé Folclórico da Bahia vai se apresentar no Teatro Cidade do Saber

Camaçari: Balé Folclórico da Bahia vai se apresentar no Teatro Cidade do Saber

O palco do Teatro Cidade do Saber vai receber no dia 17 de dezembro, às 19h30, o espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá” e abre as portas para o grande público. A encenação, feita pelo Balé Folclórico da Bahia, marca os 30 anos de sua fundação e conta com a participação especial de 30 jovens de Cordoaria, comunidade quilombola de Camaçari.

“Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá” foi inspirado nas danças dos cultos afro-brasileiros, em conjunto com uma apresentação artística do Bloco Afro Ilê Ayiê. O evento será prestigiado pela atriz global Glória Pires e pela cantora baiana Margareth Menezes. O ingresso, gratuito, poderá ser retirado no dia do espetáculo, a partir das 14h, na bilheteria da Cidade do Saber.

Os jovens que vão fazer a abertura da coreografia participaram das oficinas de dança afro e percussão oferecidas gratuitamente pelo Balé Folclórico da Bahia e ministradas durante todo o mês de novembro por Nildinha Fonseca e José Ricardo Sousa, integrantes da companhia. O espetáculo contará ainda com a participação especial do bloco afro Ilê Aiyê, que fará uma apresentação depois do Balé.

Entre os motivos da escolha do Teatro Cidade do Saber para apresentação, está o fato de o local ser o segundo maior teatro da Bahia e contar com toda infraestrutura para garantir um belíssimo espetáculo. O evento é resultado da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Cultura e do Conselho de Cultura, com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Balé Folclórico da Bahia (BFB).

O Balé – O premiado Balé Folclórico da Bahia já se apresentou em mais de duzentas cidades e 24 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, atualmente, o BFB funciona em regime integral de seis horas de trabalho por dia. Os 40 integrantes da companhia, entre dançarinos, músicos e cantores, recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas.

Foto: Vinícius Lima/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *