26 de abril de 2024
  • :
  • :

Trabalho de codificação postal é concluído em Camaçari

Trabalho de codificação postal é concluído em Camaçari

Todo o trabalho de codificação postal (cepeamento) realizado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), em parceria com os Correios, foi concluído. Isso significa que o município passa a contar com a regularização de 100% do Código de Endereçamento Postal (CEP). Os 3.280 logradouros/trechos cadastrados com CEP (sede e orla) foram homologados no sistema nacional dos Correios e já constam no cadastro do banco de dados Diretório Nacional de Endereços (DNE) para consulta da população.

A Prefeitura de Camaçari informa que nesse processo de atualização todos os CEPs existentes na sede foram invalidados e substituídos por novos. Além disso, os logradouros da orla tiveram CEPs atribuídos, o que é inédito e vai melhorar significativamente a prestação do serviço de entrega de mercadoria e correspondência por parte dos Correios e, sobretudo, facilitar a vida da população. O trabalho de transição e comunicação com os moradores será feitos pelo órgão. Cada residência receberá uma carta informando o código oficial e nome da rua, que também ganhará placas de identificação.

Processo – Em outubro de 2017, foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei nº 1504, sancionada pelo chefe do Executivo, autorizando a regularização de todos os logradouros da cidade, atendendo um anseio antigo da população de receber suas correspondências e encomendas no próprio endereço residencial ou comercial. Inicialmente, foi priorizada a realização de um estudo para diagnosticar o número de CEPs existentes, onde foi detectado que apenas 822 ruas e avenidas eram nominadas oficialmente.

A assessora especial do Executivo, Juliana Paes, que deu início aos trabalhos enquanto era secretária da Sedur e deu prosseguimento até a conclusão, destaca os sentimentos de alegria e satisfação pela “missão cumprida”. “O trabalho executado foi desafiador, mas prazeroso, pois está mexendo com a identidade e o sentimento de pertencimento das pessoas. Tem gente que mora há 10, 20, 30 anos em um lugar e não tinha endereço oficial”, salientou.

Ainda segundo Juliana Paes, antes da atualização, a cidade só contava com pouco mais de 800 logradouros oficiais, agora são 3.280. “Hoje, nós temos uma base oficial consolidada e cepeada e ruas que antes não existiam no mapa, agora existem”, ressaltou.

O trabalho foi tecnicamente reconhecido pela qualidade metodológica que permitiu a conclusão num curto espaço de tempo para atualizar toda a base de logradouros/trechos e criar o cepeamento. A interação da prefeitura com os Correios foi o que possibilitou a conclusão em tempo recorde. Visto que, de acordo com Juliana Paes, a cidade de Lauro de Freitas, um município menor que Camaçari, levou quase 15 anos para fazer a atualização postal.

Em breve, e com data a ser definida e divulgada nos meios de comunicação da cidade, a prefeitura fará uma solenidade para apresentar a nova codificação postal de Camaçari.

A prefeitura, inclusive, já está buscando intercâmbio com a Google para que a empresa atualize o serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite no Google Maps e Google Earth, para que seja apresentada a base oficial dos logradouros/trechos de Camaçari.

No que diz respeito à prestação e serviço de entrega de mercadoria e correspondência por parte dos Correios, o mesmo será redimensionado e adequado a partir do próximo ano para melhor atender à população.

Foto: José Carlos Almeida/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *