28 de abril de 2024
  • :
  • :

ALBA votará em 2o turno proposta de novo teto para servidores

ALBA votará em 2o turno proposta de novo teto para servidores

Foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na noite de terça-feira (18), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 154 que restabelece o teto do servidor público em R$ 22,4 mil, valor do salário do governador. A PEC faz parte da reforma administrativa proposta pelo governo do estado.

Além da PEC, o projeto 22.973, que altera disposições da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também foi aprovado em primeiro turno. Entretanto, a Alba informou que as propostas e projetos devem ser apreciados em segundo turno, na sessão extraordinária desta quarta-feira (19).

De acordo com a Assembleia, a PEC 154 já havia sido aprovada no âmbito das comissões técnicas, mas o relator Antonio Henrique Jr. (PP) voltou a fazer uma modificação no Artigo 2º, na qual auditores fiscais, delegados e coronéis da Polícia Militar ficaram de fora do teto. O projeto foi aprovado pela maioria.

Delegados – A PEC que trata do teto salarial dos servidores foi um dos pontos que mais causou polêmica entre os funcionários públicos.

A proposta, segundo o governo, surgiu como forma de fixar os ganhos do governador como o teto salarial na Bahia, pois cerca de 2.500 servidores estaduais recebem os chamados “supersalários”.

Quando o teto foi anunciado, mais de 300 delegados que ocupam postos de chefia na Bahia decidiram entregar os cargos no dia 11 de dezembro. Três dias depois, durante assembleia, a categoria desistiu da entrega dos cargos.

De acordo com o presidente da Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB), Fábio Lordello, a decisão tomada na assembleia foi um voto de confiança na negociação entre o governo do estado e o delegado-geral da Polícia Civil, Bernadino Brito Filho.

Segundo o delegado-geral, na negociação foi apresentada uma nova proposta de texto à emenda constitucional que trata sobre o teto salarial. Esse texto diz que, para os delegados diretores da Polícia Civil, o teto salarial seria o dos desembargadores do poder judiciário.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *