17 de maio de 2024
  • :
  • :

Tecon Salvador tem aumento de 5,1% na movimentação de contêineres, diz coluna

Tecon Salvador tem aumento de 5,1% na movimentação de contêineres, diz coluna

O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, operado pelo Grupo Wilson Sons, encerrou 2018 com recorde histórico na movimentação de contêineres. A coluna Farol Econômico do Correio informa que em doze meses, foram 203.979 contêineres movimentados – o correspondente a 322.665 TEUs (sigla para Twenty-foot Equivalent Unit – Unidade Equivalente a um contêiner de 20 pés). O maior volume registrado em um ano, até então, foi de 197.330 contêineres em 2016. O Tecon Salvador também foi destaque no resultado operacional do Grupo, com um aumento de 5,1% comparado ao mesmo período de 2017.

Entre os fatores que impulsionaram o resultado está o crescimento de 16% das exportações, em relação a igual período do ano passado – entre contêineres cheios e vazios. Os principais destaques foram as exportações de polímeros diversos, celulose, químicos e petroquímicos. “Essa é uma vitória de toda a equipe e resultado do forte trabalho para o desenvolvimento de novos negócios, posicionando o Porto de Salvador como referência no Norte e Nordeste”, comemora Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.

Movimentação – Em 2018, os portos movimentaram US$ 16,2 bilhões, mesmo com percalços, como a greve dos caminhoneiros, em maio, de acordo com informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A maior parte do volume, 75%, foi movimentada pelos três portos públicos operados pela Codeba – Salvador, Aratu e Ilhéus. Os outros 25% foram movimentados por terminais privativos. Este ano, a expectativa é por um aumento na movimentação de 6%, em relação a 2018.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *