28 de março de 2024
  • :
  • :

Prefeitura lança aplicativo “Educação Salvador” para smartphones e tablets

Prefeitura lança aplicativo “Educação Salvador” para smartphones e tablets

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), está lançando o aplicativo “Educação Salvador”. Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Smed, o aplicativo tem como principal objetivo facilitar a vida dos servidores, professores, colaboradores da instituição, bem como de pais e responsáveis por alunos da rede municipal, disponibilizando alguns serviços na palma da mão.

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, explica que a comunidade escolar é a maior beneficiada com a nova ferramenta. “Sabemos que muitas vezes é um transtorno muito grande para as pessoas saírem de suas casas para virem até a Secretaria de Educação em busca de informações simples, como andamento de processo ou localização de uma escola, por exemplo. Agora com o aplicativo, qualquer pessoa que tenha um celular com sistema Android vai poder ter esse tipo de informação. O ganho é imensurável para todos”, considera.

Através do aplicativo, os servidores poderão consultar o andamento de processos (a partir do número e ano que ele foi aberto), localizando o setor e recebendo notificações de tramitação. Também é possível acompanhar as notícias sobre tudo o que envolve a comunidade escolar, já que a ferramenta faz atualização automática; bem como planejar as atividades, consultando o calendário escolar e todos os feriados municipais e nacionais que impactam na Rede Municipal.

Além disso, o “Educação Salvador” permite verificar o local exato das escolas municipais, a partir da pesquisa no bairro desejado para confirmar a rua, ver as fotos da fachada e dependências da unidade escolar, como explica o gestor do NTI/Smed, Antônio Borges. “Este é um aplicativo que traz detalhes da secretaria, como as diretrizes pedagógicas, missão, equipes técnicas, notícias. E possui também um viés de prestação de serviços, apresentando funcionalidades que irão facilitar a vida do cidadão, como o ‘Encontre uma escola’, onde, a partir de um ponto de referência, é possível localizar as unidades de ensino na área que oferece o ano de escolarização desejado. Além disso, é possível mandar uma mensagem diretamente para a escola, ligar ou acessar o site, onde são dispostas todas as informações das unidades escolares”, detalha.

O aplicativo é compatível com todos os seus dispositivos (mais de 8 mil tipos, segundo o Google) e para instalar, basta entrar no Google Play e procurar “Educação Salvador”. De acordo com o gestor do NTI, o objetivo é atingir o maior número de pessoas possível. “É uma ferramenta bem leve e a nossa ideia é que todos possam utilizar e usufruir dos benefícios proporcionados por essa tecnologia”, finaliza Antônio Borges.

Foto: Bruno Concha/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *