23 de abril de 2024
  • :
  • :

Vacinação contra febre amarela é intensificada em Salvador

Vacinação contra febre amarela é intensificada em Salvador

A vacinação contra febre amarela foi intensificada nos postos de saúde da capital baiana, nesta sexta-feira (15), após alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma possível epidemia da doença no país. A ação segue até o período do carnaval.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a intensificação do atendimento nos postos visa ampliar a cobertura vacinal na capital baiana, além de reduzir a população suscetível à patologia num curto espaço de tempo.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17h, em 89 unidades de referência para imunização contra a febre amarela. Conforme a SMS, estima-se que 1,1 milhão de soteropolitanos ainda precisam se proteger contra a doença na capital baiana.

O imunobiológico é administrado em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, para mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

Para os indivíduos acima dos 60 anos e gestantes, é recomendada precauções. Sendo assim, para estes grupos a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *