28 de abril de 2024
  • :
  • :

Filhos de Ganhdy comemoram 70 anos do bloco com missa em Salvador

Filhos de Ganhdy comemoram 70 anos do bloco com missa em Salvador

Uma missa em homenagem aos 70 anos do bloco Afoxé Filhos de Gandhy foi celebrada na Igreja Rosário dos Pretos, Largo do Pelourinho, em Salvador, nesta segunda-feira (18). A cerimônia foi presidida pelo padre Jonathan.

Na manhã desta segunda, o cantor Gilberto Gil fez um post no Instagram para homenagear a aniversário do bloco, um dos mais tradicionais de Salvador. Gil costuma participar dos desfiles do Gandhy, que transforma a avenida, no circuito Osmar (Campo Grande), em um verdadeiro tapete azul e branco, há 70 carnavais.

História – No ano de 1949 um grupo de amigos que trabalhava como estivadores do porto de Salvador decidiu colocar um bloco carnavalesco para desfilar nas ruas da capital baiana, mesmo com os problemas políticos da época.

No primeiro dia, saíram apenas 36 participantes, apesar de ter mais de 100 inscritos. Todos estavam apreensivos com a reação da polícia, pois o sindicato dos estivadores estava sob intervenção governamental.

Durval Marques da Silva, conhecido como “Vavá Madeira” sugeriu o nome Filhos de Gandhy ao bloco. Vavá explicou aos colegas a importância do líder hindu Mahatma Gandhi, que havia sido assassinado em janeiro de 1948, um ano antes. Assim nascia o “Filhos de Gandhy”, e em 1949 já desfilava pela primeira vez. Para evitar represálias, o fundador Almir Fialho sugeriu mudar a grafia do nome Gandi, inserindo as letras “dh” e trocou o “i” por “y”, ficando Gandhy.

Desde a época de sua fundação até os dias atuais, o Afoxé, pioneiro da paz e com estilo próprio não parou de crescer. O grupo é um dos Afoxés mais procurados por turistas e baianos. Artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil são presenças marcantes na folia do bloco.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *