25 de abril de 2024
  • :
  • :

Hospital Roberto Santos inicia atendimento de alta complexidade em cardiologia

Hospital Roberto Santos inicia atendimento de alta complexidade em cardiologia

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, no último domingo (24), o implante de dois marca-passos definitivos, sem intercorrências. A ação – comandada pelos médicos cirurgiões André Guimarães, Daniel Fioravanti e Ivana de Lamônica – representa um marco para a instituição, que está no caminho para se firmar na alta complexidade em cardiologia.

O HGRS, conforme explica o diretor médico, André Durães, preenche todos os requisitos necessários para atender aos casos de alta complexidade em cirurgia cardiovascular, sendo, inclusive, cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) como referência para tal. “Nós temos ambulatório e enfermaria de cardiologia, UTI [unidade de terapia intensiva] cardiovascular, hemodinâmica e já tínhamos esse cadastro para realizar procedimentos de mais alta complexidade, iniciando com implante de marca-passos, que, hoje em dia, é algo relativamente simples. Nós almejamos, então, resgatar a cirurgia cardíaca também”, adianta ele.

O gestor lembra que as doenças cardiovasculares são as que mais impactam em morbimortalidade no mundo. Com a demanda muito elevada de pacientes cardiopatas, ele acredita que o HGRS pode dar apoio aos demais hospitais do estado. “Na rede SUS, já contávamos com o Hospital Ana Nery e o Hospital das Clínicas, em Salvador. Iniciamos o projeto no Hospital Roberto Santos em paralelo com a reforma do centro cirúrgico e, assim que as obras terminarem, pretendemos dar início às cirurgias cardiovasculares”, afirma André Durães, que é cardiologista.

Uma das exigências para se ter um serviço de cirurgia cardíaca de alta complexidade é que o hospital também tenha o serviço de cirurgia vascular, segundo o diretor-geral, José Admirço Lima Filho. O HGRS é referência para toda a Bahia em vascular, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dentre outras áreas.

“Não existe hospital na rede SUS dentro da Bahia que tenha tantos serviços e tantas especialidades que conseguem se somar e dar o suporte que o HGRS é capaz de oferecer. Prestes a completar 40 anos, a instituição tem, ainda, forte atuação na área de ensino e pesquisa”, completa José Admirço.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *