O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado estadual Nelson Leal, participou nesta segunda-feira (11), ao lado do vice-governador João Leão, do senador Otto Alencar, do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gildásio Penedo, da posse do novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Plínio Carneiro Filho.
“Para minha alegria especial, o jovem analista de controle externo do TCM é agora o presidente Plínio Carneiro da Silva Filho. Foi indicado pela Assembleia Legislativa por ampla maioria dos deputados estaduais, entre os quais me incluo. Não digo que sou um dos pais da criança, porque, modestamente, sou tão jovem quanto ele”, destacou Leal.
O chefe do Legislativo baiano destacou que Plínio é funcionário concursado do Tribunal há mais de 30 anos, e um bom exemplo de que a persistência e a resiliência são os motores propulsores da vitória. “Plínio é um bom exemplo de que podemos vencer, graças ao trabalho, em qualquer campo da atividade humana: na atividade profissional, nas artes, no esporte, no amor. Tenho certeza que ele irá contribui para elevar o bom conceito do TCM no cumprimento do dever constitucional de bem zelar pela correta aplicação dos recursos públicos municipais”, disse o presidente da ALBA.
O conselheiro Plínio Carneiro Filho irá dirigir o TCM para o biênio 2019-2021, em substituição ao conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que assume a direção da Escola de Contas. Na nova mesa diretora do TCM, constam ainda os nomes dos conselheiros Raimundo Moreira, eleito vice-presidente, e Fernando Vita, escolhido para a Corregedoria.
Carreira – Plínio Carneiro Filho foi o primeiro servidor concursado do corpo técnico do TCM a ascender ao cargo de conselheiro, em vaga não destinada a auditor. Ele começou a trabalhar no TCM no final da década de 1980, exercendo cargo comissionado, embora tenha sido aprovado em concurso público para a função de Analista Técnico de Controle Externo. Em 2010, foi indicado pelo então governador Jaques Wagner e aprovado pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro, na vaga decorrente da aposentadoria do senador Otto Alencar.
O novo presidente do TCM tem 49 anos e é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia. Tem ainda cursos de especialização em Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Orçamento e Contabilidade Pública. No ano passado, ele foi eleito para ocupar uma das diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).
Foto: Divulgação/ALBA