29 de março de 2024
  • :
  • :

Morar Melhor beneficia mais 581 famílias no Subúrbio Ferroviário

Morar Melhor beneficia mais 581 famílias no Subúrbio Ferroviário

Mais 581 famílias de dois bairros do Subúrbio Ferroviário vão passar a ter mais qualidade de vida através do programa Morar Melhor, promovido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Em Plataforma, 392 casas em situação precária passam por obras de reforma. Já em São João do Cabrito, as intervenções foram concluídas em 189 imóveis. Estiveram presentes nas duas localidades, na noite da quarta-feira (13), o prefeito ACM Neto e o vice-prefeito e titular da Seinfra, Bruno Reis, dentre outras autoridades e população.

O prefeito salientou que o sucesso do Morar Melhor está levando o programa a ser copiado por outras cidades do país, e relembrou o que motivou a iniciativa. “O programa foi fruto das andanças pela cidade, ouvindo as necessidades e sentindo qual era o sonho dos moradores, muitos deles sem condições de melhorar a própria casa”, pontuou.

A diarista Edleusa Cabral, de 52 anos e há mais de 20 deles como moradora de Plataforma, era só gratidão pela reforma. “A casa era bastante velha, o telhado tinha buracos, quando chovia molhava tudo. Não esperava essa ação da Prefeitura e fiquei muito feliz porque a gente realmente precisa dessa ajuda. Muda tudo, até a autoestima da gente melhora”, afirmou, ao lado da filha Iris, de 22 anos.

ACM Neto ainda completou que a meta de 40 mil residências deverá ser atingida ainda este ano e que já estão sendo feitos estudos para realização da iniciativa em novas localidades. Na ocasião, ele ainda aproveitou para anunciar mais um benefício para a comunidade de São João do Cabrito: a autorização da reforma do Campo 19 de Março, outra solicitação dos residentes.

Outra beneficiada pelo Morar Melhor, a doméstica Bernadete Santos, de 60 anos e que reside com a mãe e o filho há quatro décadas em São João do Cabrito, também era só alívio e felicidade pela casa renovada. “Essa ação foi muito boa, porque a parede estava cheia de buracos, tinha até ratos saindo. Agora a situação ficou bem melhor. Gostei mesmo!”, exclamou.

Avanço – De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seinfra, o programa já chegou até as três ilhas de Salvador – de Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré. A ação está em fase de cadastramento das residências e as obras devem começar em breve. Além disso, uma terceira fase do programa está sendo estudada e deverão ser adotados novos critérios para, assim, beneficiar ainda mais a população carente.

Mais de 80 localidades já foram atendidas em toda a cidade pelo Morar Melhor. Com isso, as reformas beneficiaram 23,5 mil casas desde o início do programa, em 2015, com serviços como pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias e recuperação ou troca de telhado.

Para a escolha das regiões beneficiadas, são levados em consideração critérios como a precariedade dos bairros, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da unidade habitacional, com base na observação de campo. São considerados a maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha da pobreza e de mulheres chefes de família.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *