21 de julho de 2019
  • :
  • :

Exposição Mar da Bahia vai celebrar os 470 anos de Salvador

Exposição Mar da Bahia vai celebrar os 470 anos de Salvador

O mar da Bahia sob vários olhares. Essa é a principal proposta da exposição coletiva “Mar da Bahia”, resultado do trabalho de 12 fotógrafos que embarcaram juntos no desafio de registrar as águas do litoral baiano em seus diferentes aspectos. A mostra chega ao Shopping Paseo no próximo dia 18, segunda-feira, integrando as comemorações pelo aniversário de Salvador, comemorado em março, e fica em cartaz até o dia 2 de abril. A abertura da exposição terá um vernissage para convidados, a partir das 19h.

A mostra propõe reacender a ligação das pessoas com o mar, uma celebração da relação que os baianos culturalmente possuem com a água salgada. O mergulho nos encantos do mar é inspirado através do olhar dos fotógrafos. “Os azuis do mar seduzem a contemplação e silenciamento da mente, ainda que em águas ora serenas ora sacudidas por movimentos misteriosos, fonte de alimento e lazer”, comenta a fotógrafa Marta Suzi, integrante da exposição.

Dentre os principais desafios de fotografar o mar, o fotógrafo e curador da exposição, Cláudio Colavolpe, destaca “fazer uma foto que saia do lugar comum, que transmita algo diferente, que faça o observador entender o sentimento que o mar lhe traz”. O desafio foi aceito e resultou um trabalho diversificado e rico.

“É quase um movimento nato apontar a câmera para o mar. Desde criança, sempre tive essa fascinação, principalmente pelas embarcações da Bahia”, declara Sandra Coelho, uma das fotógrafas da exposição. Segundo Sandra, Salvador é solar, tem um poente maravilhoso, além da facilidade de acesso ao mar. Ela mora no Rio Vermelho, faz vários registros naquela região, além de fotografar o Recôncavo Baiano e a cidade baixa. A expectativa com a exposição no Shopping Paseo é grande. “É um local com um público diferenciado, que vai prestar mais atenção e dar mais valor à nossa arte”, afirma.

Fine art – Para o fotógrafo Will Recarey, a mostra também é uma oportunidade de “apresentar aos arquitetos, decoradores e público em geral, amante da fotografia e arte, que existe uma produção de fotos fine art de qualidade, proveniente de fotógrafos independentes, com excelência artística e um custo atrativo”, comenta Will.

São diversos os cenários, tons, texturas e molduras que harmonizam esse oceano de imagens. “A exposição mostra diversos olhares sobre como vemos o mar e essa relação tão íntima com os baianos de todo o litoral. Estar perto do mar revigora. A exposição está linda, vale o olhar dos outros sobre o nosso olhar”, comenta o jornalista e fotógrafo, Giácomo Mancini.

A mostra reúne 12 obras dos fotógrafos Adrian Berenguer, Ana Kruschewsky, Bhruno Quadros, Cláudio Colavolpe, Giácomo Mancini, Guto Barros, Gustavo Góes, Marcelo Araújo, Marta Suzi, Sandra Coelho, Will Recarey, Vânia Viana, com curadoria de Cláudio Colavolpe.

Foto: Guto Barros/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *