17 de julho de 2019
  • :
  • :

“Estados e Municípios não podem ficar somente com os problemas”, diz Nelson Leal

“Estados e Municípios não podem ficar somente com os problemas”, diz Nelson Leal

“Não é mais possível que Estados e Municípios fiquem com a ‘cuia na mão’, enquanto quase todo o bolo de recursos arrecadado no país vai para os cofres do Governo Federal. A reforma da Previdência – com mudanças em pontos importantes – é necessária, mas também é hora de discutirmos o nosso pacto federativo. Do jeito que está, somente realimentamos as desigualdades econômicas e sociais”, disse o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, ao participar, nesta segunda-feira (25), juntamente com o governador Rui Costa, no Parque de Exposições, em Salvador, da entrega de máquinas, equipamentos e veículos para prefeituras e associações da agricultura familiar.

Leal disse que na próxima sexta-feira estará reunido com os presidentes de Assembleias Legislativas, em São Luís, no Maranhão, e que um dos temas da III Reunião do ParlaNordeste será justamente a discussão do Pacto Federativo. “Vamos tratar da Reforma da Previdência, avançar sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste e debater o Pacto Federativo. Os Estados e Municípios não precisam de favores da União, mas ter a capacidade de exercer e financiar diretamente as suas responsabilidades e atribuições constitucionais”, defende o chefe do legislativo baiano.

Nelson Leal elogiou ainda a capacidade do governador Rui Costa em realizar uma gestão com finanças equilibradas e investimentos importantes, apesar de estar inserido na mesma crise político-econômica que paralisa o país há cinco anos. “Realmente, Rui opera milagres. A entrega dessas máquinas e equipamentos para a agricultura familiar e para 368 municípios, representando um investimento de R$ 47 milhões, impulsiona não só as atividades agrícolas, mas toda a nossa economia. Com este reforço, a produção agrícola aumenta, gerando mais renda para milhares de famílias do interior baiano”, elogiou o presidente da ALBA.

Ipupiara – Recebido pelo prefeito Ascir Leite e pelo vice, Vande Preto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, acompanhando do deputado federal Cláudio Cajado (PP), participou, neste último fim-de-semana, da inauguração da quadra poliesportiva Zeniltom Bispo de Sousa, no distrito de Vanique, município de Ipupiara, a 624 km de Salvador. “Fiz questão de abraçar o prefeito Ascir, além de agradecer aos ipupiarenses pela extraordinária votação obtida no município. A inauguração de uma quadra poliesportiva no distrito de Vandique é mais uma realização da administração competente e séria de Ascir e Vande”, elogiou Nelson Leal.

“É muito importante que a gente venha prestigiar um prefeito que inaugura obras, enquanto muitos choram a falta de verbas. Quando a gente propõe uma emenda parlamentar para uma gestão como a de Ipupiara, temos a certeza que o dinheiro será bem empregado e que atenderá aos anseios da população. Uma quadra desta em Salvador não é muita coisa, mas para o povo de Vandique é a realização de um sonho”, diz o deputado Cajado.

O prefeito Ascir Leite destacou a homenagem a Zeniltom em uma obra que atenderá aos desportistas de Vandique. “Zeniltom era um jovem da comunidade, que sofreu um infarto justamente quando disputava uma partida de futebol. A quadra era um sonho dele e estamos realizando o sonho de Zeniltom, o Negão, com esta cerimônia de inauguração”, discursou o prefeito, que também entregou troféus aos vencedores das disputas de futsal, masculino e feminino.

Foto: Vaner Casaes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *