16 de abril de 2024
  • :
  • :

Chuva que cai em Salvador já supera média do mês de março

Chuva que cai em Salvador já supera média do mês de março

Nós últimos quatro dias, o volume de chuva que caiu em Salvador superou o que era previsto para o mês inteiro de março, segundo o setor de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Da noite da sexta-feira (22) até esta segunda (25), choveu 188,6 milímetros, enquanto a média histórica de março é de 156,8 milímetros, conforme dados do órgão.

Do início do mês até agora, o volume de chuva já soma 210,4 milímetros somente no bairro de Ondina.

Somente no período entre 22h de sexta (22) a 1h da madrugada de sábado (23) choveu 113 milímetros. A maior intensidade foi entre meia noite e 1h, quando o volume de chuva foi de 59,4 milímetros.

O meteorologista do Inema Aldírio Almeida explicou ao site G1 que essa grande quantidade de chuva em poucos dias está relacionada a um canal de umidade vindo da Amazônia — não há relação direta com a tempestade tropical que se aproxima da região Sul da Bahia e do Espírito Santo.

Apesar da previsão de redução das chuvas em decorrência desse canal de umidade, a partir de terça-feira (26), no entanto, a partir da quinta (28) a chuva pode voltar, dessa vez por outro motivo.

“A partir de quinta, pode voltar a chover de novo por conta de um sistema de alta pressão sobre o oceano que favorece a chuva na faixa litorânea. Mas é aquela chuva menos intensa e mais contínua”, destacou.

Em abril, as chuvas intensas devem voltar a cair, com volumes superiores aos registrados em março. “Abril é o nosso mês mais chuvoso. A média histórica de abril é de 295,7 milímetros, bem superior à de março. A previsão é de termos 11 dias de chuva no mês, enquanto em março a média é de sete dias”, afirmou.

Foto: Reprodução TV Bahia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *