23 de abril de 2024
  • :
  • :

“Eu e Netanyahu pretendemos aproximar nossos povos”, diz Bolsonaro em Israel

“Eu e Netanyahu pretendemos aproximar nossos povos”, diz Bolsonaro em Israel

Na manhã deste domingo (31), o presidente Jair Bolsonaro foi recebido no aeroporto de Tel Aviv pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para o início da visita oficial de três dias a Israel.

“Brasileiros e israelenses compartilham valores, tradições culturais e o apreço à liberdade e à democracia. Juntas, nossas nações podem alcançar grandes feitos. Temos que explorar esse potencial e é isso que queremos fazer nessa visita”, disse o presidente ao chegar a Tel Aviv.

Esta é a quinta vez em dez anos que o governo israelense presta essa deferência no aeroporto a um chefe de Estado estrangeiro. A recepção teve honrarias como toque de corneta e apresentação de armas pelas tropas israelenses. Em seguida, foram executados os hinos nacionais do Brasil e de Israel.

Bolsonaro aproveitou a ocasião para agradecer ao país do Oriente-Médio pela ajuda prestada nas buscas pelos desaparecidos na tragédia de Brumadinho, Minas Gerais. “Esse gesto jamais será esquecido”, enfatizou.

Agenda – Ainda no domingo, o presidente se desloca para Jerusalém, onde terá reunião ampliada com o primeiro ministro israelense. Ele também participará da assinatura de acordos de cooperação e de um jantar oferecido pelo primeiro ministro. Os acordos de cooperação que podem ser assinados com o governo israelense englobam áreas como defesa, serviços aéreos, saúde e ciência e tecnologia.

Na segunda-feira (1º), o presidente visitará a Unidade de Contra-Terrorismo da Polícia israelense, e participará da cerimônia de condecoração da Insígnia da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul à Brigada de Busca e Salvamento do Comando da Frente Interna de Israel.

Na terça-feira (2), o presidente recebe CEOs de empresas israelenses e israelo-brasileiras, participa de encontro empresarial Brasil-Israel e almoça com os empresários. A previsão é de que o presidente retorne ao Brasil na quarta-feira (3).

Foto: Alan Santos/PR




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *