26 de abril de 2024
  • :
  • :

Arquidiocese de Salvador realiza procissão e missa campal neste Domingo de Ramos

Arquidiocese de Salvador realiza procissão e missa campal neste Domingo de Ramos

Neste domingo (14), fiéis da Arquidiocese de Salvador participarão da procissão e da Missa do Domingo de Ramos, dando início à Semana Maior, que é a Semana Santa. Além das programações próprias de cada paróquia, os católicos se reunirão às 7h30 na praça do Campo Grande para a bênção dos ramos, e seguirão rumo à Praça Municipal, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa.

No percurso os católicos relembrarão a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi saudado pelos judeus. Três trios elétricos animarão a procissão. Neste dia a juventude tem um papel importante, já que na época de Jesus os jovens eram a maioria. Uma carta enviada pelo Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial da Juventude (DNJ) será lida como uma espécie de renovação do compromisso da juventude com a fé e a evangelização.

Ao chegar à Praça Municipal, Dom Murilo presidirá a Missa campal. Ao final da Celebração Eucarística, jovens representantes das 10 Foranias que compõem a Arquidiocese de Salvador, subirão ao altar para receber o ícone com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que é a Padroeira da Bahia. Estes ícones percorrerão as 100 paróquias e a diaconia ao longo de todo o ano. Esta iniciativa faz pare dos preparativos para a comemoração dos 470 anos da devoção à Nossa Senhora da Conceição, história que se mistura com a fundação da cidade do Salvador.

É importante ressaltar que no Domingo de Ramos acontece também a Coleta da Solidariedade – parte integrante da Campanha da Fraternidade (CF) –, que tem como objetivo despertar o espírito de caridade, partilha, fraternidade e de amor ao próximo. O gesto concreto acontece por meio da doação financeira e todo o dinheiro ofertado deve ser fruto de pequenas renúncias ao longo de toda a Quaresma, como um processo de conversão pessoal.

Além de Dom Murilo, os bispos auxiliares e padres da Arquidiocese de Salvador também participam da procissão e da Missa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *