15 de dezembro de 2019
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Hospital São Rafael realizará Seminário sobre Envelhecimento Ativo e Saudável

Hospital São Rafael realizará Seminário sobre Envelhecimento Ativo e Saudável

O número de idosos no Brasil está em ascensão. Dados do último levantamento do IBGE revelam que existem mais de 29 milhões de pessoas com mais de 60 anos e, até 2030, a expectativa é que esse número dobre. Ainda segundo o órgão, somente em Salvador, o número ultrapassou a casa dos 400 mil. O aumento se deve aos cuidados frequentes com a saúde e elevação da expectativa de vida. Dentro desta perspectiva, o Hospital São Rafael (HSR) vai realizar o 4º Seminário sobre Envelhecimento Ativo e com Hábitos Saudáveis, no dia 4 de maio. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Podem se inscrever profissionais da saúde, estudantes da área e demais prestadores de serviços que lidam com a terceira idade. A programação do encontro, que vai das 8h às 13h, está repleta de palestras que envolvem assuntos ligados à nutrição, cuidados com o coração, impacto do tratamento regular nas doenças crônicas do idoso e outros temas que envolvem este público.

De acordo com o organizador do evento e médico geriatra do HSR, Wenceslau Alonso, o objetivo é disseminar a importância da vida ativa para evitar e combater doenças comuns nesta parcela da população que só tende a crescer. “Isso significa que, embora não possamos controlar fatores intrínsecos como a genética, o envelhecimento é inexorável, mas as pessoas estão cada vez mais optando por um estilo de vida mais saudável e ativo, incorporando no dia a dia hábitos que preservam a saúde mental, aumentando a probabilidade de viver mais e melhor”, detalha.

As inscrições podem ser realizadas via Facebook, no perfil Instituto 3ª Idade Ativa. Na rede social, o candidato preenche um formulário eletrônico com nome, e-mail, endereço e número de telefone. As vagas são limitadas e os participantes terão certificado.

Como ter uma velhice ativa:

– Pratique exercícios físicos, pelo menos por 30 minutos diariamente.
– Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.
– Beba de seis a oito copos de água por dia. A hidratação é fundamental!
– Diminua a quantidade de sal.
– Fuja de alimentos industrializados.
– Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais, raízes, laticínios e proteínas.

Programação:

08h-8h45
Tema: Nutrientes especiais para a saúde do idoso
Palestrante: Mariana Souza (nutricionista)

09h-9h45
Tema: Uma história, um estigma, uma vida
Palestrante: Dinah Hoisel (escritora)

10h30-11h15
Tema: O impacto do tratamento regular nas doenças crônicas do idoso
Palestrante: Dr. Wenceslau Alonso (médico geriatra)

11h30 às 12h15
Tema: A importância da atividade física no controle das doenças cardiológicas
Palestrante: Dr. Fábio Almeida (médico cardiologista)

Foto: Divulgação/HSR




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