23 de maio de 2019
  • :
  • :

Hospital Roberto Santos realiza intercâmbio com Universidades do Arizona e Califórnia

Hospital Roberto Santos realiza intercâmbio com Universidades do Arizona e Califórnia

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) firmou acordo de cooperação técnica com a Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, em Tucson, e com a Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego. O objetivo das parcerias é oferecer intercâmbio para os estudantes de medicina e médicos residentes cursarem estágios nas instituições envolvidas.

Já estão no HGRS as médicas Giselle Zorbenberg (San Diego) e Morgan Bailey (Arizona) para cursarem, respectivamente, estágio opcional na área de ginecologia e obstetrícia e na área de medicina interna. Na instituição baiana, elas são acompanhadas pelo diretor médico, o cardiologista André Durães.

De acordo com Giselle, a experiência tem sido enriquecedora, pois, apesar de haver muitas semelhanças entre os dois países, as práticas são diversificadas. “Os tipos de casos e os pensamentos são muito parecidos, as tecnologias é que são diferentes. Eu estou adorando, pois sempre quis vivenciar a rotina de um grande hospital público no Brasil”, detalha ela, que nasceu no Rio de Janeiro, mas vive nos Estados Unidos desde criança.

Já Morgan, que focou sua atuação nas unidades de terapia intensiva (UTIs), observa que há mais novidades do que repetições em sua passagem pelo país. “Desde que cheguei em Salvador, há cerca de um mês, eu só tenho aprendido coisas novas. Sem dúvida, o Hospital Roberto Santos tem muito o que ensinar”, afirma.

Além do convênio com a Universidade do Arizona e com a Universidade da Califórnia, a diretoria do HGRS planeja desenvolver novos projetos técnico-científicos com outras instituições de relevância mundial. “Este é só o início. O Hospital Geral Roberto Santos está criando maturidade para se tornar um hospital de excelência, conforme a Lei 12101, com destaque na assistência, na pesquisa e no ensino”, adianta André Durães.

HGRS – O Hospital Geral Roberto Santos é um hospital de grande porte, de alta complexidade, terciário e de caráter assistencial. É também de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

“Somos centro de referência em neurologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, nefrologia, gestação de alto risco e hemorragia digestiva. Estamos caminhando para nos tornarmos referência em cardiologia”, lembra o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, acrescentando: “o [hospital] Roberto Santos é um campo de prática incrível para qualquer profissional. E essa troca de ideias entre pessoas de diferentes países traz benefício a todos, especialmente ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]”.

Foto: Divulgação/Ascom-HGRS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *