17 de junho de 2019
  • :
  • :

Simulado de Emergência na Baía de Aratu é realizado com sucesso

Simulado de Emergência na Baía de Aratu é realizado com sucesso

Embarcações de combate, brigadistas, técnicos, especialistas e todo um aparato de equipamentos e produtos específicos para o combate a emergências garantiram o sucesso do simulado integrado do Plano de Área da Baía de Aratu (PA BAAR), realizado na manhã desta quinta-feira, 30, na área de Suape, divisa entre os municípios de Madre de Deus e São Francisco do Conde.

O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, dentre profissionais das empresas Transpetro, Dow, Petrobras, Braskem, Ultracargo – Tequimar, Vopak, Ford, Terminal Portuário Cotegipe, CODEBA, Base Naval de Aratu, Belov Engenharia, FAFEN, Aratu Iate Clube, Marina e Estaleiros Aratu, MFX do Brasil e Ocema Iate Clube. Também marcaram presença representantes da Capitania dos Portos, Base Naval de Aratu, IBAMA, INEMA, Secretaria de Meio Ambiente de Madre de São Francisco do Conde e Defesa Civil de Madre de Deus que atuaram no controle do tráfego e acesso à Baía de Aratu, e das comunidades do entorno.

O cenário do simulado foi o vazamento de óleo cru no solo e no mar, em função da ação de terceiros em um duto da Transpetro. Para garantir um efeito verídico à simulação da operação de combate, foram utilizadas cinco embarcações, skimmers, tanques, mantas absorventes e barreiras flutuantes de contenção para evitar um possível espalhamento do óleo, além de dois caminhões e uma série de outros equipamentos.

Os simulados anuais demonstram o comprometimento das empresas do Plano de Área da Baía de Aratu com as melhores práticas de segurança, meio ambiente e saúde, constituindo em uma oportunidade de aprimorar o desempenho das equipes, identificar pontos de melhoria nas ações de combate e dimensionamento de recursos em cenários críticos.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *