19 de abril de 2024
  • :
  • :

CLN apoia realização da Semana do Meio Ambiente em Praia do Forte

CLN apoia realização da Semana do Meio Ambiente em Praia do Forte

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar Rodovias, e o Instituto Invepar participam de uma série de atividades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, promovida pelo Tivolli Ecoresort, em Praia do Forte, no município de Mata de São João. A programação inclui exposição fotográfica, palestras, mesas redondas, minicursos e gincana, de quarta a sábado.

O calendário de ações começa no Espaço Baleia Jubarte, na quarta-feira (5), a partir das 18h30, com as palestras gratuitas “A Semana do Meio Ambiente de Praia do Forte: uma história de sucesso”, ministrada por Carol Soares, do Tivoli Ecoresort, e “O turismo de observação de baleias: como a conservação pode contribuir para a geração de renda e desenvolvimento de uma comunidade”, por Sérgio Cipolotti, do Instituto Baleia Jubarte.

A céu aberto em um dos calçadões da Praia do Forte, será realizada a exposição “Natureza e Cultura”, que traz fotos tiradas pelo Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Muriqui Ambiental e imagens de Sérgio Cipotti e Wagner Santos, mostrando a diversidade da fauna do litoral norte da Bahia além da cultura da região de Praia do Forte.

Na quinta (6), também a partir das 18h30, um dos destaques será o debate sobre resíduos sólidos, com participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Coelba e da Prefeitura de Mata de São João. No dia seguinte (7), entra em pauta o tema dos recursos hídricos, com representantes da Universidade Federal da Bahia, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e da prefeitura.

Encerrando a semana, no sábado (8), será a vez da Gincana do Meio Ambiente, com concentração no Espaço Baleia Jubarte, às 8h, com um circuito de brincadeiras, provas e atividades em diversos pontos da vila, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O objetivo é fazer a diversão das crianças de 7 a 14 anos, despertando a consciência ambiental.

Completam a programação dois minicursos: um sobre origem e estrutura da vegetação de restinga no Litoral Norte, dividido em parte teórica e prática, sexta (7) e sábado (8), a partir das 8h, e outro, sobre sustentabilidade, resíduos sólidos e reciclagem de plásticos pelo método “Precious Plastic” — criado pelo engenheiro e designer holandês Dave Hakkens —, na sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para participar dos minicursos, os interessados devem se inscrever pelo e-mail moniquepmsj@gmail.com e pagar a taxa de inscrição, de R$ 20.

“O evento é fundamental para aproximar parceiros e chamar a atenção da sociedade para as questões ambientais. Nós o apoiamos porque temos compromisso com uma sociedade mais sustentável. Na BA-099, por exemplo, fazemos um trabalho de cuidado da fauna local, construindo e administrando passagens aéreas e subterrâneas que garantem a proteção dos animais e a segurança dos usuários da rodovia”, explica o coordenador de comunicação e sustentabilidade da CLN, Loran Santos.

Confira abaixo a programação completa:

Quarta-feira, 5
18h30: Abertura — Espaço Baleia Jubarte
v Carol Soares (TivoliEcoresort): “A Semana do Meio Ambiente de Praia do Forte: uma história de sucesso”.
v Sérgio Cipolotti (Instituto Baleia Jubarte): “O Turismo de Observação de Baleias: como a conservação pode contribuir para a geração de renda e desenvolvimento de uma comunidade”.
v Exibição de vídeo: Praia do Forte e seu potencial ecoturístico.
v Representante do Ministério Público: “A valoração econômica do Meio Ambiente”.
v Coquetel de encerramento.

Quinta-feira, 6
18h30: Tema: Resíduos Sólidos — Espaço Baleia Jubarte
v Palestra: Ana Estrela.
v Mesa redonda com: Adriana Castro (APA-LN/Inema), Maria Clara (Coelba), Representante da Secretaria de Planejamento de Mata de São João. Mediação: André Papi.

Sexta-feira, 7
18h30: Tema: Recursos Hídricos — Espaço Baleia Jubarte
v Palestra: professor Lafayette Luz (UFBA).
v Mesa redonda com: Eduardo Mendes (UFBA), Thiago Hiroshi (Embasa), Renato Cunha (Gambá), representante da Secretaria de Planejamento de Mata de São João. Mediação: Victor Knack (Turisforte).

20h: Espaço Baleia Jubarte
v Sexta das Baleias com Forró Pesado e Trio

Sábado, 8
8h: Gincana do Meio Ambiente
8h: Divisão das equipes e confecção das bandeiras (Espaço Baleia Jubarte).
9h às 12h: Provas e demais atividades (diversos pontos da vila).
14h às 17h: Provas e demais atividades (diversos pontos da vila).

MINICURSOS*
Opção1: Origem e estrutura da vegetação de restinga no Litoral Norte da Bahia
v Facilitador: Christiano Meneses – UCSal
v Carga horária total: 12 horas
v Módulo teórico (sexta, 7), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Via dos Corais Hotel.
v Módulo prático (sábado, 8), das 8h às 12h, no Parque Municipal Klaus Peters.

Opção 2: Sustentabilidade, resíduos sólidos e Precious Plastic
v Facilitador: Alexandre Miranda (Bodega Plástica).
v Carga horária total: 8 horas.
v Dia 7, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
v Local: Pousada Casa do Forte.

*Os minicursos custam R$ 20 e as inscrições devem ser feitas através do e-mail moniquepmsj@gmail.com. As aulas só serão realizadas mediante o alcance de um número mínimo de pessoas.

Foto: Divulgação/PMSJ




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *