23 de abril de 2024
  • :
  • :

Diagnóstico do turismo em Camaçari é aprovado em Seminário de Planejamento Participativo

Diagnóstico do turismo em Camaçari é aprovado em Seminário de Planejamento Participativo

O que podemos esperar para o desenvolvimento do turismo em Camaçari nos próximos anos? A resposta começou a ser formulada nesta quarta-feira (05), no Seminário de Planejamento Participativo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS-Camaçari). A Prefeitura Municipal está desenvolvendo um plano inédito que vai nortear os rumos das atividades econômicas do município, tendo como base a atividade turística. A apresentação reuniu representantes do Executivo, Legislativo, segurança pública, meios de hospedagem, bares, restaurantes, associações, comunicação, comércio e lazer.

“Esse é um momento ímpar, um momento importante, de olhar pra frente e entender que nosso município é forte e temos que caminhar juntos”, destacou o prefeito Elinaldo Araújo. O gestor municipal anunciou investimentos estruturais para que a região da Costa de Camaçari possa usufruir desse momento de planejamento, dando qualidade de vida a população e garantido a continuidade das ações. “Vamos trabalhar para fazer esse plano diretor do Turismo, para que cada prefeito que passe por Camaçari possa trabalhar com um Turismo forte”, planeja.

O PDITS Camaçari está sendo realizado através de um convênio com o SEBRAE e tem prazo de conclusão para outubro de 2019, apresentando um diagnóstico estratégico do município e das atividades turísticas. O acordo gerido pelo representante do SEBRAE, Paulo Azevedo, contempla ainda ações de qualificação, consultoria e desenvolvimento de novos produtos, através do MEDE Turismo, Trilha Economia da Praia e do projeto Sabores e Saberes. O gestor de projetos destaca que Camaçari “é a primeira cidade fora das capitais a construir o PDITS”, atraindo um dos maiores aportes financeiros por meio do convênio.

Na oportunidade, a Secretaria de Turismo apresentou os resultados já obtidos ao longo dos cinco meses de criada, com destaque para a atração de dois eventos internacionais, ações de acessibilidade e educativas, além da aproximação com o trade e oferta de soluções voltadas para a qualificação de pessoas, negócios e revitalização ambiental. “Hoje apresentamos demandas, desafios, pontos de fragilidade, mas também comemoramos o olhar diferenciado do prefeito, que nunca houve em toda a história do município”, sinaliza o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

A nova gestão do Turismo de Camaçari é marcada por uma equipe técnica, proximidade com Conselho Municipal de Turismo, meios de hospedagem e gastronomia. Após o seminário, será formulado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, que também será apresentado para a validação popular, em meados de setembro.

Foto: /Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *