26 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeito de Florianópolis é preso na “Operação Chabu” da PF

Prefeito de Florianópolis é preso na “Operação Chabu” da PF

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), foi preso na manhã desta terça-feira (18) durante a Operação “Chabu”, deflagrada pela Polícia Federal. A operação tem como objetivo desarticular uma organização que violava sigilo de operações policiais em Santa Catarina.

Também foram presos como parte da operação está o delegado Fernando Caieron, da Polícia Federal, e Luciano Veloso Lima, que foi secretário da Casa Civil no governo Eduardo Moreira (MDB).

Ao todo 30 mandados são cumpridos, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS). O processo corre em segredo de Justiça. Até as 11h, não havia balanço dos trabalhos realizados.

A assessoria da prefeitura, em nota, disse que o prefeito concordou em prestar todas as informações necessárias e está aguardando agora para prestar depoimento na Polícia Federal.

“Durante as investigações foram apuradas práticas ilícitas, dentre as quais envolve o vazamento de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar ‘salas seguras’ a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas”, informou a PF.

Ainda segundo a polícia, as investigações apontam a prática de crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

O nome “Chabu” significa dar problema, dar errado, falha no sistema, usado comumente em festas juninas quando falham fogos de artifício. Conforme a PF, o termo era empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a ocorrer.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *