28 de março de 2024
  • :
  • :

Arquidiocese de Salvador divulga programação especial para o Dia de São Pedro

Arquidiocese de Salvador divulga programação especial para o Dia de São Pedro

Uma programação especial foi feita pela Arquidiocese de Salvador para celebrar São Pedro. O dia 29 de junho é dedicado ao santo, mas as celebrações já começam na quarta-feira (26), na Paróquia de São Pedro, que fica na Praça da Piedade, no Centro da capital baiana.

O tema da festa este ano é: ‘Pedro, o missionário’. Nos dias 26, 27 e 28 será realizado o tríduo preparatório.

No dia 29 – consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo, fundadores da Igreja Primitiva e colunas do Cristianismo –, serão celebradas cinco missas na Igreja Matriz e a missa solene campal em frente ao templo, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

A programação inclui uma procissão pelo Centro da cidade, com saída prevista para as 11h do sábado (29). A caminhada sai da Igreja de São Pedro, passa pela Rua Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro e retorna para a paróquia.

Durante o tríduo preparatório, em todas as celebrações, na Igreja Matriz de São Pedro, será evidenciada a pessoa de Pedro e sua missão. Haverá dois momentos especiais – às 11h e às 16h –, nos quais serão rezadas a Oração do Ofício e a Ladainha de São Pedro, bem como entoados cânticos em seu louvor.

A Festa de São Pedro é uma tradição do calendário religioso de Salvador. O santo é padroeiro dos pescadores, porque era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a paróquia está localizada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial.

Conforme a Arquidiocese, uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, a Festa de São Pedro e de São Paulo foi introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos.

Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.

Confira a programação de missas na Igreja de São Pedro no dia 29/06/2019:
– Às 8h pelos comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes do centro de Salvador e pelos aniversariantes do dia;
– A celebração das 10h será pelos viúvos e viúvas e pelas pessoas com o nome Pedro;
– Às 11h sairá a procissão da porta da Igreja Matriz, que percorrerá algumas ruas do centro;
– Às 12h, será celebrada a missa solene campal, em frente à Igreja Matriz, presidida por Dom Murilo;
– A missa das 14h30 será na intenção dos idosos e doentes; e a missa das 16h, pelos ministérios, pastorais e movimentos religiosos que atuam na paróquia, encerrando-se com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *