28 de março de 2024
  • :
  • :

Integrante da ONU visita Salvador para discutir sobre a Semana do Clima

Integrante da ONU visita Salvador para discutir sobre a Semana do Clima

Salvador recebeu, nesta segunda-feira (8), a visita de Maria Laura Vinuella, diretora de Programas, Unidade de Estratégia e Gestão de Relações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Vinuella foi recebida pelo titular da Secretaria Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga, com quem discutiu sobre a agenda da Semana do Clima da América Latina e Caribe, evento que ocorrerá do dia 19 a 23 de agosto, no Wet’n Wild.

Durante a manhã, Vinuella conheceu o Espaço Colabore, no Parque da Cidade, situado no Itaigara, para apresentação de propostas e definição de ações. Durante a tarde, o ponto de encontro foi o Wet’n Wild, na Paralela, espaço onde ocorrerá o evento. A agenda de diálogos sobre a programação, logística e financiamento e de visitas técnicas segue até a próxima quinta-feira (11).

Segundo Fraga, as inscrições para o evento têm sido intensas. “A Semana do Clima está sendo muito procurada por atores nacionais e internacionais e muitas atividades estão sendo propostas. Esperamos uma média de público entre três e cinco mil pessoas. Será um evento muito importante para a cidade, principalmente para a agenda de mudanças climáticas”, diz.

Evento – Realizadas anualmente na África, Ásia-Pacífico e na América Latina e Caribe, as reuniões regionais são momentos ideais para que integrantes dos setores público e privado de diferentes países abordem a mudança climática e proponham ações para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e limitar a elevação da temperatura média global.

A Semana do Clima é também um incentivo para que governos, organizações e indivíduos façam parte do movimento criado pelo Acordo de Paris, estabelecido em 2015, durante a Conferência das Partes (COP-21), para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. Neste ano, as Semanas Climáticas Regionais são uma preparação para a Conferência das Partes (COP25), que ocorrerá em dezembro, no Chile

Para Salvador, em paralelo à agenda principal, atores climáticos da região vão poder apresentar soluções climáticas inovadoras, desenvolvidas por eles em estandes, plataformas e eventos menores para o público. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto por meio do site: www.regionalclimateweeks.org.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *