28 de março de 2024
  • :
  • :

Governo Federal reconhece situação de emergência em Pedro Alexandre e Coronel João Sá

Governo Federal reconhece situação de emergência em Pedro Alexandre e Coronel João Sá

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência e calamidade pública das cidades baianas de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, nesta sexta-feira (12), após o rompimento da barragem do Quati, que inundou os dois municípios, na quinta-feira (11).

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com a medida, as cidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de resposta ao desastre, como socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta.

A prefeitura da cidade de Pedro Alexandre decretou situação de emergência, na quinta-feira, após a barragem romper no povoado de Quati e a água invadir a cidade.

De acordo com o MDR, Coronel João Sá foi reconhecido pelo Governo Federal após a inundação do Rio do Peixe, que corta a cidade, e ocorreu por conta do rompimento da barragem.

O órgão informou que profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR acompanham desde a sexta a situação da barragem Quati, em Pedro Alexandre. Técnicos da Sedec estão no local para auxiliar os gestores municipais.

Também de acordo com o MDR, equipes de monitoramento e operações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) mantém contato com as Defesas Civis estadual e municipal para averiguar a necessidade de auxílio complementar por parte do Governo Federal.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *