15 de dezembro de 2019
  • :
  • :

Celebrações para N. Sra. de Sant’Ana começam no sábado em Salvador

Celebrações para N. Sra. de Sant’Ana começam no sábado em Salvador

Milhares de fiéis da Senhora Sant´Ana em Salvador se preparam para homenagear a avó de Jesus, no próximo dia 26 julho. As comemorações pela data da patrona da Paróquia de Sant´Ana, localizada no bairro de Nazaré e de todas as avós cristãs, começarão já no sábado (20) e se estenderão até o dia 29, com missas diárias, recitação de terço, recolhimento de alimentos e outros produtos para doação, carreata com a imagem da santa e a missa solene, ministrada pelo arcebispo Dom Murilo Krieger.

As homenagens iniciam às 16h deste sábado (20) com uma carreata pelo bairro de Nazaré com a imagem de Sant´Ana, seguida de uma aspersão de água benta nos veículos, que serão feitas pelo pároco da Igreja, Abel Pinheiro e o padre Nilton Francisco. Às 18h haverá a primeira missa em homenagem a santa, celebrada por Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, bispo auxiliar de Salvador.

No domingo (21), às 8h, terá a esperada missa com administração do Sacramento da unção para os enfermos. Segundo padre Abel Pinheiro, tanta devoção a Sant´Ana deve-se a sua luta e sua importância na história da cristandade. Para Dom Murilo Krieger é importante, inclusive, as pessoas conhecerem mais a vida dela. “Se é que é pelos frutos que se conhece uma árvore, podemos dizer com simplicidade que Sant´Ana foi uma mãe incomparável, uma mestra especial e uma avó com um neto que ninguém jamais teve”, ressalta.

Em todo o período das celebrações, a Igreja programou as ações denominadas de “Gestos Concretos”, onde os fiéis colaboram com entidades sociais. Este ano estão sendo angariados pomadas de assaduras, gaze e esparadrapo para o Lar Vida; fraldas geriátricas para o Dispensário Sant´Ana, de Feira de Santana e latas de leite em pó, para a oncopediatria do Hospital Aristidez Maltez. “É muito importante que a gente una a nossa fé, nosso amor pela avó de Jesus, a movimentos que, em seu nome, levem conforto a quem precisa. Vamos unir fé, oração e a caridade”, disse Abel Pinheiro.

A maior movimentação na igreja será no dia 26.07, com várias missas sendo realizadas e a celebração da missa solene ministrada por Dom Murilo Krieger, com a participação do coral da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Informações sobre a programação podem ser encontradas no site http://www.salvesantana.org.br.

Programação:

DIA 20/07 (Sábado)
16:00h – Carreata com a imagem de Senhora Sant’Ana pelas ruas do bairro. Após a carreata haverá, na porta da Igreja, aspersão de água benta nos automóveis, pelo Pe. José Abel Carvalho Pinheiro e Pe. Nilton Francisco.

18:00h – Missa de Entrega da Festa de Sant’Ana. Celebrante: Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida – Bispo Auxiliar de Salvador.

DIA 21/07 (Domingo)
8:00h – Missa com Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Dedicada aos Idosos e Enfermos, ao Apostolado da Oração, Legião de Maria, Mãe Rainha, Renovação Carismática. Celebrante: Pe. José Abel Carvalho Pinheiro, Dom Marcos Felix da Silva, OSB e Pe. Renato Minho.

Dia 22/07 (Segunda-feira)
19:30h – Noite Missionária dedicada aos Moradores do Bairro, no Ed. Rosemar. Casal Responsável: Carlos e Leide. Celebrante: Pe. José Abel Carvalho Pinheiro

Dia 23/07 (Terça-feira)
18:30h – Recitação do Terço

19:30 – Missa dedicada ao Terço dos Homens da Forania 01. Tem da Noite: O Batismo nos Faz Missionários! Celebrante: Pe. Damião Pereira. Gesto Concreto: Materiais Hospitalares (pomada de assadura, gaze, esparadrapo) – Instituição beneficiada: Lar Vida.

Dia 24/07 (Quarta-feira)
10:00h – Missa dedicada aos alunos, professores e mestres do Colégio Santa Clara do Desterro e Escola Paroquial de Sant’Ana. Celebrante: Pe. Nilton Francisco.

18:30h – Recitação do Terço

19:30h – Missa dedicada à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant´Ana e aos Movimentos e Pastorais da Paróquia. Tema da noite: Restaurados na Fé, somos uma igreja missionária! Celebrante: Pe. José Abel Carvalho Pinheiro. Convidado: Prof. Luciano Ribeiro. Gesto concreto: Fraldas geriátricas – Instituição Beneficiada: Dispensário Sant´Ana de Feira de Sant´Ana.

Dia 25/07 (Quinta-feira)
18:30h – Recitação do Terço

19:30h – Missa dedicada à Paróquia Irmã da Vitória. Tema da noite: Com Sant´Ana, todos em missão! Celebrante: Pe. Luís Simões. Gesto concreto: Latas de leite em pó – Instituição Beneficiada: Oncopediatria do Hospital Aristides Maltez

Dia 26/07 (Sexta-feira) – Dia Dedicado a Excelsa Padroeira Senhora Sant´Ana
6:00h – Alvorada festiva com toque de sinos e queima de fogos.

6:30h – Missa – Dedicada aos Paroquianos, Sacerdotes e devotos de Senhora Sant´Ana já falecidos. Celebrante: Dom Marcos Felix da Silva, OSB.

8:00h – Missa – Dedicada à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant´Ana, aos benfeitores de Senhora Sant´Ana, Dizimistas e Parceiros do Poder Público e Privado. Celebrante: Pe. José Abel Carvalho Pinheiro

9:30h – Missa – Dedicada aos avós e avôs e pessoas com o nome Ana e Joaquim. Celebrante: D. Hélio Pereira.

12:00h – Missa – Dedicada aos Professores e educadores, aos comerciantes, comerciários e moradores do entorno da igreja de Sant´Ana. Celebrante: Pe. Érico Pitágoras.

16:00h – Tarde de Oração e Louvor com a Banda RECOMEÇAR. Convidados: Tamy e Sadat.

17:30h – Exposição do Santíssimo, recitação do Terço e Benção. Responsável: Pe. Nilton Francisco.

19:30h – Missa Solene
Presidente da Celebração: Dom Murilo Sebastião Ramos Kriger – Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil
Participação Especial – Coral da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Dia 27/07 (Sábado)
A Igreja estará fechada para limpeza e manutenção.

Dia 28/07 (Domingo)
09:30h – Missa de Ação de Graças – Dedicada aos funcionários e voluntários da Paróquia de Sant´Ana. Celebrante: Pe. Nilton Francisco.

Dia 29/07 (Segunda)
19:30 – Missa Solene do 2º Aniversário de Dedicação da Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana. Presidente da Celebração: Dom José Ruy Lopes, Bispo de Jequié. Participação especial: Coral da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *