24 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto entrega posto de saúde e praça em Cassange e CRAS no Bairro da Paz

ACM Neto entrega posto de saúde e praça em Cassange e CRAS no Bairro da Paz

O clima de festa e alegria tomou conta dos moradores do conjunto residencial Coração de Maria, em Cassange. Nesta quinta-feira (18), o prefeito ACM Neto esteve no local para entregar a nova Unidade da Saúde da Família (USF), que terá capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia.

A inauguração do equipamento fez parte da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação, que transferiu a gestão municipal para a região administrativa de Itapuã, hoje, e o valor total do investimento é de R$ 1.442.759,85, sendo R$ 659 mil provenientes de recursos federais e o restante do município.

Na ocasião, ACM Neto também inaugurou a praça do Conjunto Coração de Maria, que ofertará lazer e diversão para a criançada, e fez a vistoria da Estrada das Pedrinhas, que fica na localidade.

O prefeito destacou que a construção da USF Coração de Maria atende a uma antiga reivindicação das famílias que residem na região. “Os moradores desejavam um serviço de saúde perto de onde eles vivem. Esse posto vai atender 12 mil pessoas aqui na comunidade, que é muito distante do Centro da cidade. Quando assumi a Prefeitura, esse distrito sanitário tinha apenas 15% de cobertura de atenção básica. Vamos levar a cobertura para 75%”, afirmou.

Serviços – A USF Coração de saúde ofertará serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através atendimento médico, de enfermagem e odontológico, contando com atuação de três equipes de saúde da família e três da área bucal. Além disso, serão ofertados no posto serviços de atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A unidade também disponibilizará serviços de curativo, vacinação, visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no distrito sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do cartão SUS (2ª via).

Escola – Em fevereiro de 2018, a Prefeitura inaugurou no conjunto uma escola com 700 metros quadrados de área construída, que possui 10 salas de aula e capacidade para atender mais de 250 alunos nos segmentos Educação Infantil (grupos 2, 3, 4 e 5) e 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, uma série de vias da localidade receberam pavimentação e asfalto. “Nunca um governo municipal esteve tão presente como temos estado em Coração de Maria, Ceasa, Jardim Nova Esperança e toda essa região”, acrescentou ACM Neto.

CRAS – O Bairro da Paz é a mais nova localidade a receber um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) completamente requalificado pela Prefeitura, que passa a funcionar na Rua Tancredo Neves, 80, próximo ao posto de saúde. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito ACM Neto, dentro da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação na região administrativa de Itapuã/Ipitanga, que ocorre durante toda esta quinta-feira (18).

Também estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis; os secretários de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, e das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão; demais gestores, autoridades e moradores. A medida faz parte do Programa de Requalificação dos CRAS, iniciado pela administração municipal no mês passado.

“O trabalho do CRAS antecipa a resolução de problemas que poderiam se tornar mais graves ao longo do tempo, além de gerar vínculos com a comunidade. O desejo é de que esta unidade seja a extensão da casa de cada família que necessita de assistência social”, pontuou o prefeito.

A unidade tem capacidade para realizar 135 atendimentos por mês. Para a reimplantação da estrutura, foi realizado investimento para aluguel de novo imóvel; reforma estrutural, incluindo elétrica e hidráulica; aquisição de móveis e equipamentos de informática; além da reformulação de equipe técnica.

Finalidade – Administrado em Salvador pela Sempre, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos no contexto comunitário, para orientar e fortalecer o convívio sociofamiliar. Atende a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em decorrência da privação de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras.

As unidades possuem equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Atualmente, Salvador possui 29 CRAS espalhados em locais mais carentes da cidade.

Dentre as ações desenvolvidas nos CRAS está o trabalho social com famílias, para orientar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio do atendimento psicossocial. Além disso, são feitas visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos à rede socioassistencial e a outras políticas públicas, oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo. Também são promovidas articulação e fortalecimento da rede socioassistencial do território e dos grupos sociais locais.

O público-alvo dos CRAS é formado por famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social. É um público composto por beneficiários do programa Bolsa Família; em situação de extrema pobreza, pobreza ou privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos); e com vínculos afetivos frágeis.

O CRAS Bairro da Paz possui uma articulação positiva com a comunidade, que tem uma reconhecida história de luta e resistência, além de possuir uma boa relação com a rede socioassistencial local. Dentre as ações realizadas como estratégia de empoderamento para a comunidade do Bairro da Paz destaca-se a oficina de customização com jeans e materiais reaproveitados.

Fotos: Valter Pontes e Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *