19 de março de 2024
  • :
  • :

Tempero Bahia vai movimentar a cultura e a gastronomia de Salvador a partir de quinta

Tempero Bahia vai movimentar a cultura e a gastronomia de Salvador a partir de quinta

Com o tema ‘Bahia, África e Portugal, uma mistura de sabores’, o 3º Tempero Bahia – Festival de Cultura e Gastronomia de Salvador, terá início na quinta-feira (15), seguindo até o dia 25 de agosto, ocupando 27 restaurantes de Salvador e promovendo uma série de atividades multiculturais no Passeio Público, nos dias 17 e 18, sábado e domingo. O Tempero Bahia é um desdobramento do Festival Tempero no Forte, realizado há 13 anos na Praia do Forte.

As atividades culturais, voltadas para toda a família, incluem Música Instrumental, Cozinha Show, Mercado do Passeio, Comidinhas da Bahia, Espaço Infantil e o Espaço Portugal, com gastronomia tipicamente portuguesa, além da InvestMundi Portugal, que divulgará o Revéillon 2019/2020 em Lisboa.

O 3º Tempero Bahia – Festival de Cultura e Gastronomia é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cielo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio do Senac, PAC, Invest Turismo, Sebrae, Embratur, Ministério do Turismo e Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do evento.

Gastronomia – Como o tema já deixa claro, o evento deste ano unirá a gastronomia de três continentes dando aos chefs a liberdade de escolher ingredientes ou receitas das cozinhas baiana, africana e portuguesa, ou, até mesmo, podendo fazer uma fusão das três. Os chefs que comandam as cozinhas de alguns dos melhores restaurantes de Salvador – de Stella Maris à Ilha dos Frades, passando pela Pituba, Rio Vermelho, Barra e outros bairros da cidade –, estarão com a mão na massa durante 10 dias, usando técnica e criatividade para criar os pratos que serão servidos no Festival. A largada será dada com o jantar produzido a quatro mãos no restaurante Carvão, pelo chef Ricardo Silva e pelo paulista Eudes Assis, que servirão o ‘Menu do Mar’.

Passeio Público – O cardápio de atividades paralelas que acontecem no Passeio Público nos dias 17 e 18 de agosto é ideal para toda a família compartilhar um fim de semana de muita diversão, com direito à Música Instrumental, moda, artesanato e design, Cozinha Show, Oficinas Infantis e muito mais. A proposta do Tempero Bahia é de ocupar com cultura os espaços públicos, oferecendo entretenimento gratuito para um público diversificado. A partir das 11h os portões do Passeio Público serão abertos, seguindo até as 21h. O acesso é gratuito, porém limitado à capacidade do local.

Música Instrumental – Uma tradição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia é ter um lugar de honra para apresentações de artistas e grupos de música instrumental. Nesta terceira edição do evento, jazz, blues, funk, soul, chorinho música latina e música instrumental brasileira, darão o tom nos dias 17 e 18 de agosto, no Passeio Público, com apresentações entre 17h30 e 20h.

No sábado, 17, às 17h30, quem abre a programação é o grupo de música latina, Sonora Amaralina, apresentando o show ‘El Ritual de La Cumbia’. Às 19h, o músico Keko Pires e Quarteto Zona Azul, sobem ao palco para oferecer ao público doses de jazz, blues, soul e funk. No domingo, 18, às 17h30, será a vez do pianista pernambucano Zé Manoel, acompanhado por Filipe Massumi, no violoncelo. A programação musical do Tempero Bahia será encerrada com o grupo Choroscomfusão, uma mistura das culturas afro, luso e indígena, a partir do chorinho.

Cozinha Show – Com aulas das 11h às 16h30, a Cozinha Show levará chefs experientes para o Passeio Público nos dias 17 e 18. Nesta terceira edição do evento oito profissionais da área gastronômica, locais e de outros estados, estarão compartilhando com o público receitas e experiências, revelando segredosde suas técnicas, teorias e práticas culinárias. As aulas são gratuitas, com degustação, mas as vagas são limitadas. São eles, Isaías Néries, Ana Roldão, Emanuel Moreira, Vanessa Bellini, Elibia Portela, Rosângela Cunha, Julie Allegro, Jorge Washington e Murilo Brocchini. Pra garantir a participação, as inscrições já podem ser feitas antecipadamente através do mail contato@2dpromo.com.br, porém, algumas aulas já estão esgotadas.

Mercado do Passeio – Com uma diversificada feira de arte, moda, artesanato e design, o Mercado do Passeio, este ano, conta com a curadoria da estilista e empreendedora, Mônica Anjos. Este ano, além da curadora, fazem parte do mix, Patrícia Moura, do Recife, com sua linha de biojoias; Andreia Brasis, do Rio de Janeiro, com bolsas de inspiração no sagrado feminino; Com Arte, brinquedos artesanais; Inartes colares e acessórios; esculturas de orixás em ferro Awô Omi; Menino Rei, moda masculina; Fátima Moraes, arte na mesa e bazar; projetos em papel da Cheia de Invenção; moda e acessórios jeans, da Trecos de Pano; Cleves Peixoto, com sua art décor; a linha de geleias, molhos e azeites artesanais de Dona Domitilla; Boeck, com facas artesanais do Rio Grande do Sul; Flores Sempre Vivas, da região da Chapada Diamantina; esculturas e pinturas de alunos formados pela Fundação Cidade Mãe; chef Murilo Brocchini e seus antepastos e chips; Pé de Mato, com temperos desidratados; Yumpi Lumpi moda infantil; arte em couro, papel e metal de Karla Issa; Blackpim camisetaria; e Neghra Jhô com turbantes. O Mercado funcionará das 11h, às 20h.

Espaço Portugal – Neste pedaço português do evento, estarão presentes As Natas de Maria com pasteis de nata feitos artesanalmente pelo português António Ribeiro; a importadora Espaço Portugal, do sommelier português Rui Simões, disponibiliza vinhos, azeites e azeitonas, entre outros; o Fumeiro do Portuga, do chef português Vitor Bastos estará comercializando uma linha premium de embutidos artesanais de produção própria; a InvestMundi Portugal, responsável pela organização do Espaço Portugal, vai divulgar o Réveillon 2019/ 2020 em Lisboa; e o cantor lusitano Paulo Paradela fará pocket show, com repertório de fados.

Comidinhas – Um dos espaços mais gostosos do Passeio Público, terá a presença de grandes chefs, que oferecerão o melhor da gastronomia brasileira, para o público. Estarão por lá Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza; Paraíso Tropical; Boteco do Piri; Andrea Nascimento, do Restaurante Solar; Murilo Brocchini (Milo); e Leo Cintra, com hamburgers artesanais.

Espaço Infantil – Nessa área, as crianças terão atividades lúdicas, cheias de criatividade e diversão, comandadas pelo Coletivo Rozê – grupo de mulheres empreendedoras que promovem ações conectadas às realidades maternas, femininas e sóciocriativas. Dentre as atividades gratuitas estão jogos coletivos gigantes da Com Arte, contação de história com a Amora Humanizada e atividade da Amora Bonecas, no sábado, 17. Já no domingo, 18, haverá a vivência brincante gratuita com a Infância Currupião, e a oficina de bonecas abayomi, conduzida pelo autor e facilitador Adilson Passos, com valor de R$10 por criança.

Toda a programação do evento está disponível no site www.temperobahia.com.br.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *