19 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari: Alunos e educadores comemoram a chegada de Chromebooks

Camaçari: Alunos e educadores comemoram a chegada de Chromebooks

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), tem dado passos importantes para assegurar uma educação de qualidade aos estudantes da rede municipal de ensino, adotando medidas que agreguem valor à grade curricular oferecida nas escolas. Um exemplo desses avanços é a adesão ao projeto Google for Education, que nesta quinta-feira (15), durante coletiva de imprensa, foi apresentado aos veículos de comunicação local e a gestores educacionais. O ato, que aconteceu na Escola Virgínia Reis Tude, nos Verdes Horizontes, foi marcado ainda pela entrega de 35 Chromebooks (computadores portáteis) e a requalificação da unidade escolar.

Com a chegada dos equipamentos, os alunos ganharam uma sala de multimeios que conta com uma lousa interativa e um projetor. Os Chromebooks vão ser utilizados como material de suporte e podem ser usados em sala de aula, desfazendo a ideia de laboratórios fixos. Os computadores viabilizam a utilização da plataforma G-Suíte for Education, que compreende um conjunto de aplicativos capazes de promover a integração entre tecnologias e a educação.

Os serviços do G-Suíte constituem a principal oferta educacional da Google e incluem o Gmail, Google Agenda, Google Sala de Aula, Contatos, Google Drive, Documentos, Formulários, Planilhas e apresentações do Google, Grupos do Google, Google sites, Google Talk/hangouts e Vualt.

O estudante Gerson Neto, 13 anos, comemorou a novidade. “Agora teremos motivos a mais para vir pra escola. Além de uma unidade completamente requalificada, ganhamos uma ferramenta de estudo que vai nos conectar com o mundo e facilitar a nossa aprendizagem em sala de aula”, disse. “Nós vivemos em um mundo conectado à internet e agora essa realidade chegou à minha escola”, concluiu o jovem, que é nativo de Camaçari e morador dos Verdes Horizontes.

O prefeito Elinaldo Araújo destaca que os esforços têm sido variados e constantes para que os alunos sintam prazer em frequentar o ambiente escolar. “Esses investimentos vão desde a oferta de uma merenda escolar mais saudável e adequada, bem como a entrega de fardamentos e livros em tempo hábil, à formação de educadores e a consolidação de parcerias, como as realizadas com as fanfarras do município, que viabiliza a inserção do projeto ‘Mais Música na Escola’”, falou o gestor do município, ao ressaltar que “o mundo está evoluindo e nós temos que acompanhar essa evolução e preparar nossos jovens pra esse universo tecnológico”, finalizou.

“Queremos de fato despertar o interesse dos nossos estudantes mostrando pra eles o quanto pode ser prazeroso o processo de aprender. Desejamos que adquiram o conhecimento formal, mas que também tenham a chance de descobrir novas habilidades e aprender a trabalhar em equipe, tornando-se um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres e mais preparado para o mercado do trabalho”, falou a secretária da Educação, Neurilene Martins.

A gestora da unidade, Rejane Rocha, também era só alegria. “Como podemos viver numa sociedade tecnológica, onde nossos alunos vivenciam o mundo por meio de seus celulares, jogos e equipamentos eletroeletrônicos, e a escola continuar analógica?”, indagou a diretora, ao complementar: “Esse conjunto de ferramentas do Google for Education irá trazer para a comunidade escolar a vivência, o experimento, a interação e a comunicação entre diferentes atores sociais, favorecendo a construção de um cidadão crítico e com várias habilidades, mais preparado para o mundo. Isso é fazer educação mais e melhor”, explicou.

Lucas Tomas, google trainer da GetEdu, empresa parceira da Google para implementação do Google for Education, explicou como funcionam alguns aplicativos e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Camaçari está de parabéns, pois mais do que ofertar ferramentas e equipamentos, está centrada em oferecer formação para professores e alunos, preparando-os para tirar o máximo de proveito desse material ofertado”, esclareceu.

Participaram do ato o vice-prefeito, José Tude, secretários e vereadores municipais.

O projeto – O Google for Education visa promover o uso de ferramentas que potencializem o protagonismo estudantil e favoreça a elaboração de conteúdos voltados para realidade das comunidades, fortalecendo a política do conhecimento para além dos muros da escola. Nesse primeiro momento vão ser distribuídos cerca de 500 aparelhos, destinados aos estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano escolar) e II (6º ao 9º). Alguns equipamentos ficarão a disposição dos professores para planejamento. Cada aluno terá uma conta de acesso, assim os mesmos computadores poderão ser usados por vários estudantes.

A adesão ao projeto Google for Education representa um esforço conjunto para melhorar e transformar a experiência de ensino dos milhares de estudantes da rede municipal. A projeção é que o projeto alcance 100% da rede municipal de ensino, inclusive de educação infantil, até 2020.

Inicialmente, os aparelhos serão direcionados a 15 unidades de ensino, entre sede e Costa do município. Além da Escola Virgínia Reis Tude, primeira contemplada, vão ser beneficiados na sede, o Centro Educacional Paulo Freire, Colégio São Tomaz de Cantuária, Centro Educacional Anísio Teixeira, e as escolas municipais do Natal, Joana Angélica, Sônia Regina de Souza e Zumbi dos Palmares. Na orla, a princípio, o projeto atenderá as escolas municipais Eliza Dias de Azevedo, Coqueiro de Arembepe, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca, além dos centros educacionais Tancredo Neves e Senhor dos Passos.

Requalificação – Num clima de alegria e comemoração, os alunos tomaram o pátio da Escola Virgínia Reis Tude e como forma de agradecimento pelas obras de requalificação feitas na unidade, que mudou o ambiente escolar, um grupo de estudantes compôs uma canção que faz referência ao colégio e a importância da ação na elevação da autoestima dos jovens que estudam no local.

A tarde foi de grande emoção também para o vice-prefeito José Tude, que veio acompanhado da irmã Maria da Conceição Tude Rebouças, e da filha, a secretária da Cultura, Márcia Tude, para acompanhar de perto a cerimônia de entrega da escola que leva o nome da sua mãe. “Ver essa escola levando frutos tão importantes para a comunidade me deixa feliz e orgulhoso. Tenho certeza que a minha saudosa mãe, que tanto se dedicou à educação, também ficaria satisfeita em ver a educação de Camaçari caminhando a passos largos”, disse Tude.

Dentre as intervenções realizadas na unidade estão: reforma de esquadrias, troca de grades, assentamento de azulejos nos banheiros, rede de drenagem, limpeza de forro, limpeza de azulejo, troca dos bebedouros e cravejamento do telhado. Durante as obras foi instalada ainda uma rampa de acesso na área de recreação, além da recuperação de canaleta e substituição de grelhas, pintura das grades, assim como da quadra e do piso da área de recreação.

Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *