28 de março de 2024
  • :
  • :

Aplicativo de transporte testado na Semana do Clima dispensa cartões de passagem

Aplicativo de transporte testado na Semana do Clima dispensa cartões de passagem

A abertura da Semana do Clima, na manhã desta segunda-feira (19), também deu início à fase de testes de mais uma novidade para o transporte público de Salvador: um aplicativo de celular para o quitação do valor passagem de ônibus antes de sair de casa, dispensando cartões ou pagamento em dinheiro no ato do embarque. A tecnologia, estudada pela Secretaria de Mobilidade (Semob), está em operação na linha de ônibus especial que liga o Shopping Paralela à Cidade do Clima, no Salvador Hall, onde acontece o evento da ONU.

O app, chamado Vá de Buzú, pode ser utilizado até o último dia do evento, na sexta-feira (23). Como está em fase de testes, quem fizer uso não vai precisar pagar pela passagem nessa linha especial, cujo ônibus, por sinal, é elétrico, também em fase de testes. Funciona assim: para utilizar o app, basta o verificar o QR-Code, passar no validador do veículo para a abertura da catraca.

Após o período de testes, quando o app estiver liberado para os 2,3 mil ônibus que circulam em Salvador como mais uma opção para o cidadão (que não irá descartar as outras formas de pagamento), os usuários poderão colocar crédito no aplicativo de casa, sem gastar mais por isso. Terão também descontos na tarifa de ônibus utilizando a ferramenta fora do horário de pico. Além de emprestar crédito para outra pessoa que também estiver utilizando o aplicativo.

“Trata-se de mais um avanço que estamos testando a partir de agora para o sistema de transporte de Salvador, visando criar mais benefícios para os usuários através do uso da tecnologia. Salvador tem sido referência nisso. Vamos aproveitar a Semana do Clima para iniciar os testes do app, que serão depois intensificados. O próprio ônibus elétrico também está sendo testado”, lembrou o titular da Sembo, Fábio Mota, ressaltando que ainda não há prazo definido para que as duas novidades entrem em operação.

Linha especial – A linha de ônibus exclusiva para o evento da ONU em Salvador tem a numeração E135, saindo do Shopping Paralela até a Cidade do Clima montada para receber o evento. Ela faz o seguinte itinerário: Shopping Paralela, Avenida Paralela, retornando pelo viaduto da Avenida Orlando Gomes, passando novamente pela Paralela, retornando no viaduto em frente à Ferreira Costa e seguindo outra vez pela Paralela em retorno ao estabelecimento comercial de onde partiu. Os horários de saída do shopping são: 7h30, 8h10, 8h50, 12h20, 13h, 13h40, 14h20, 16h, 16h40 e 17h20.

Ponto de táxi – Outra opção aos participantes da Semana do Clima é utilizar o aplicativo Taxi Mobi e solicitar um veículo com a operação na Bandeira 1, com 20% de desconto. Na saída do evento também haverá táxis que estarão disponíveis no ponto instalado especialmente para a ocasião.

Foto: Bruno Concha/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *