23 de abril de 2024
  • :
  • :

Elinaldo tem audiência na Sesab para discutir diminuição de leitos no HGC

Elinaldo tem audiência na Sesab para discutir diminuição de leitos no HGC

Visando garantir que a iminente reforma no Hospital Geral de Camaçari (HGC) não sobrecarregue a rede de urgência e emergência do município, e, com isso, prejudique o atendimento à população camaçariense, o prefeito Elinaldo Araújo e o secretário da Saúde, Elias Natan, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (19) com a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Cristina Paim.

O encontro, que teve a participação do secretário da Saúde de Dias D’Ávila, Caio Clessio Silva Cardoso, e contou ainda com a presença de demais autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Camaçari, ocorreu no gabinete da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Atualmente, o HGC possui 18 leitos fixos. Contudo, esse número chega a 60 leitos de urgência e emergência flutuantes. A intenção da Sesab é retirar todos os leitos flutuantes e deixar apenas 20 disponíveis. O que irá abarrotar ainda a rede pública de saúde de todos os municípios que são referenciados pelo HGC. Prevista para ter início no mês de setembro, a reforma deve durar de três a seis meses.

Durante a reunião, o prefeito Elinaldo ratificou a importância e a necessidade da reforma no HGC, sem deixar de demonstrar a preocupação com os transtornos que isso trará, caso haja essa diminuição de leitos. “O hospital possui 31 anos de funcionamento. A obra no equipamento é algo estritamente necessário. Mas não podemos permitir que a população seja penalizada com isso. O nosso objetivo é que, em conjunto, possamos achar uma solução”, destacou o prefeito.

Antevendo os fatos e prevendo o caos que pode se instalar com a interdição dos leitos para a reforma, o secretário Elias Natan anteriormente esteve reunido com os diretores do HGC numa tentativa de impedir a situação. Durante a reunião, o titular da pasta apresentou à subsecretária Tereza Cristina Paim a necessidade de o Estado realizar a intervenção sem a diminuição dos leitos ou que seja apresentado um plano de ação que garanta medidas reais para que a obra não prejudique os usuários.

“Nós temos feito todos os esforços possíveis para garantir um atendimento digno à população requalificando unidades de saúde, ampliando a cobertura de saúde da família, ampliando nossa rede conveniada de exames e consultas, construindo uma UPA Pediátrica, reformando e ampliando o PA Dr. Artur Sampaio em Abrantes, colocando a UPA de Arembepe para funcionar em sua totalidade, dentre tantas ações. Não podemos permitir que decisões como essa do Estado, interditando os poucos leitos que existem no HGC, venham prejudicar nossa gente”, finalizou Elias Natan.

Na oportunidade, além do plano de ação, o prefeito Elinaldo Araújo e o secretário Elias Natan cobraram ainda da secretária que o estado deixe definido qual o outro hospital de referência que receberá os pacientes que excederem o número de leitos do HGC durante a reforma.

A subsecretária da Saúde, Tereza Cristina Paim, afirmou que as obras não irão prejudicar os atendimentos, nem sobrecarregar os municípios assistidos e que medidas já estão sendo pensadas nesse sentido. Dentro desta perspectiva, ela marcou um novo encontro para esta quarta-feira (21/8), desta vez com a presença de todos os secretários de Saúde das cidades atendidas pelo HGC.

Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *