29 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador realiza a Semana da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de agosto

Salvador realiza a Semana da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de agosto

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza até 28 de agosto uma ampla programação voltada à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei 13.585/2017. Essa agenda especial tem como objetivo promover atividades que contribuam para a desconstrução de preconceitos, provoquem a reflexão acerca do dever da igualdade para a inclusão e destaquem os direitos de cidadania e inclusão educacional na rede municipal.

O ponto alto será o seminário “Conhecimento move pessoas: inclusão escolar é olhar além da deficiência”, a ser realizado na sexta-feira (23), das 8h às 17h, no auditório Zélia Gattai, da Unijorge. “Esse seminário tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar para uma mudança atitudinal visando a realização e efetivação de práticas educativas e pedagógicas assertivas na sala de aula comum. Ações que contribuam com o cotidiano dos profissionais atuantes na educação, bem como proporcionar um espaço para inserção no debate sobre a referida temática”, explica Jaqueline Araújo de Barros, coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed.

A programação prevê desde palestras, atividades de formação e workshops, até dinâmicas realizadas nas unidades escolares. “Será uma semana bem intensa, na qual o tema inclusão será o foco principal”, diz Jaqueline. O workshop “Equipe multidisciplinar: tecendo caminhos para permanência e aprendizagem do aluno em sala de aula comum” é voltado aos professores da sala de aula comum, com vistas à conscientização e aperfeiçoamento.

Nas escolas, ocorrerão diversas atividades como a Oficina de Libras Mais Brincadeiras, futebol de pano, apresentação de alunos, construção de murais coletivos, vivência “olhos vendados”, palestras, café com conversa, bate-papo, manhã de brincadeiras inclusivas, entre outras.

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, ressalta a importância da do evento. “São vários momentos que visam a discussão, o aprofundamento do tema junto a toda comunidade escolar. Salvador tem conquistado grandes avanços na educação inclusiva. Esse é um trabalho aperfeiçoado diariamente em busca de uma maior qualidade para atendimento dos nossos alunos público alvo da educação especial”, afirma.

Além do Atendimento Educacional Especializado e maior foco para o trabalho na sala de aula comum, outros avanços na área de inclusão são a atuação de 30 intérpretes de Libras nas unidades escolares da rede municipal, bem como a formalização de parcerias com instituições especializadas, visando a ampliação do atendimento clínico e multidisciplinar para os alunos.

Programação – A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla está disponível no site da Smed. O evento conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos), Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA/BA), Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), Núcleo de Apoio à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), Associação Baiana de Recuperação do Excepcional (Abre), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada), Instituto de Cegos da Bahia (ICB), Centro Pestalozzi de Reabilitação e Instituto Guanabara (IG).

Foto: Max Haack/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *