28 de março de 2024
  • :
  • :

Palacete das Artes vai receber a exposição “O Gênio dos gênios” sobre Leonardo Da Vinci

Palacete das Artes vai receber a exposição “O Gênio dos gênios” sobre Leonardo Da Vinci

Na próxima terça, 27 de agosto, às 19h, a Sala Contemporânea do Palacete das Artes recebe a exposição “O Gênio dos Gênios”, que homenageia os 500 anos da morte do mais criativo artista e cientista que a humanidade conheceu – Leonardo Da Vinci. A entrada é gratuita.

De autoria do engenheiro Thales de Azevedo Filho, a mostra é composta por cerca de 60 obras, entre maquetes, reproduções de pintura, além de uma “linha do tempo” de Da Vinci, e uma instalação de um Anemômetro de tubos cônicos (o modelo possui dois dutos cônicos com raios de aberturas diferentes, capaz de medir a itensidade do vento). Trata-se de um convite à observação e à experimentação na arte de criar um mundo novo com a imaginação e as próprias mãos.

Thales de Azevedo Filho pontua que os inventos desenvolvidos por Leonardo da Vinci são um grande estímulo na formação dos jovens, onde fazer ciência é também observar e criar, em um processo intuitivo e não dedutivo, como faziam os gregos. “Não existe limite de idade para vivenciar tantos experimentos e criações, deste que foi, sem dúvida, o ’Gênio dos Gênios’. Esta mostra é única no Brasil e a Bahia saiu na frente na construção dos modelos para as comemorações dos 500 anos de morte de Leonardo da Vinci”.

Até o dia 27 de setembro, o público terá acesso a maquetes que retratam invenções como o parafuso aéreo, asa articulada, paraquedas, asa delta, rolamento tipo rolimã, armazenador de energia, engrenagem lanterna, mecanismo helicoidal, caixa de marcha, bate estaca, alicate, martelo de cames, macaco, máquina elevatória, navio com pás, boia, escafandro, stand up, caçamba d’água, canhão, roldanas, projetor; além de instrumentos de medição como relógio noturno, anemômetro de cubos cônicos, higrômetro e peças de Arquitetura como escada do castelo de Chambord e a ponte estaiada.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *