29 de março de 2024
  • :
  • :

Caminhão da Biometria atende eleitores em Prefeituras-Bairro de Salvador

Caminhão da Biometria atende eleitores em Prefeituras-Bairro de Salvador

Em mais uma parceria para facilitar a vida dos cidadãos soteropolitanos que ainda não regularizaram a situação do título por falta de recadastramento biométrico, a Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançaram nesta quarta-feira (4) o Caminhão da Biometria. O veículo atenderá os moradores de Itapuã e bairros adjacentes até as 16h de hoje no estacionamento da Prefeitura-Bairro de Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi, e depois segue para outras localidades da capital e do interior..

O evento de lançamento do projeto contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro de Salvador, Luiz Galvão, e do presidente do TRE, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior. A partir desta quinta (5), o Caminhão da Biometria realizará o serviço na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas e, na sexta (6), na unidade administrativa de Cajazeiras, sempre com atendimento das 9h às 16h. Não é necessário realizar agendamento para acessar o serviço. O veículo dispõe de oito kits de atendimento, onde cada um poderá recadastrar até 32 eleitores por hora.

Bruno Reis ressaltou que a iniciativa deve beneficiar cerca de 200 mil eleitores da capital baiana que não foram recadastrados desde que o procedimento passou a acontecer na cidade. “Lembro-me da luta que foi em 2017 e 2018 para realização do recadastramento biométrico em Salvador. Somos uma cidade com quase 3 milhões de habitantes, onde há 2,1 milhões de eleitores. E por mais que o esforço fosse grande, algo em torno de 10% desse público não realizou o recadastramento por diversos motivos” disse, destacando que a gestão municipal firmou, ano passado, parcerias com o TRE para recadastrar através das Prefeituras-Bairro.

O vice-prefeito também salientou que a participação cidadão, através do voto, é essencial numa democracia “Queremos que ano que vem, quando a cidade vai decidir o que quer para o seu futuro, todos os cidadãos estejam aptos para votar”.

Morador de Itapuã, o açougueiro André Luiz conta que não pôde efetuar o recadastramento da biometria devido à correria do dia a dia. Assim que soube que um caminhão itinerante realizaria o atendimento, correu logo para a Prefeitura-Bairro da localidade. “ Durante aquele período em que Salvador passou a fazer parte desse processo, não pude ir por causa do trabalho. Achei ótima essa iniciativa. Moro aqui perto e nem precisei gastar transporte”, relatou.

Segurança – O presidente do TRE, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, enfatizou que a biometria veio para dar mais segurança e facilidade ao eleitor. “ Desde quando o recadastramento se tornou obrigatório para todos os cidadão, necessariamente o poder público passou a ter que dar as condições dignas, de respeitabilidade, para que a cidadania seja respeitada”, disse. Ele ainda lembrou que eleitor também pode comparecer à central de atendimento do TRE, no CAB, por meio de agendamento no site da instituição, sem precisar enfrentar fila.

Luiz Galvão lembrou que as Prefeituras-Bairro podem ajudar nesse processo porque “são órgãos com capitalidade dentro da cidade, que atuam próximo da população”. “Todo o projeto visa beneficiar e facilitar o acesso dos serviços por parte da população, mais perto de casa. Por isso, atuamos também em parceria com outras instituições, a exemplo do TRE”, declarou.

O que levar – Para atendimento no Caminhão da Biometria é necessário estar munido do documento de identificação com foto e um comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, três meses). Para homens de 18 a 45 anos de idade que farão a primeira via do título, é obrigatório apresentar o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar).

A Justiça Eleitoral lembra ainda que, para todos os casos (homens ou mulheres) de alistamento eleitoral (1º título), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.

O atendimento com hora marcada continua exclusivo dos postos fixos da Justiça Eleitoral. O eleitor que não fizer o recadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.

Foto: Betto Jr./SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *