16 de setembro de 2019
  • :
  • :

Salvador vai ganhar nova base do SAMU e novas ambulâncias nesta quinta

Salvador vai ganhar nova base do SAMU e novas ambulâncias nesta quinta

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, entregam nesta quinta-feira (5) mais uma base SAMU em Salvador, além de 22 novas ambulâncias, renovando a frota de veículos do serviço em 100%. A cerimônia de entrega ocorrerá às 14h30, na nova base, instalada na Arena Aquática, situada na Praça Wilson Lins, no bairro da Pituba.

O local contará com duas ambulâncias, uma de suporte básico de vida, para atender os casos de menor gravidade, e outra avançada, para as ocorrências mais graves. As unidades de suporte básico são tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor. Já as avançadas possuem uma UTI móvel e contam com enfermeiro, médico e o condutor. A estrutura da base do SAMU também vai dispor de área administrativa, refeitório e dormitório e terá o apoio da Guarda Civil Municipal.

O local foi pensado estrategicamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo SAMU, visando atender, com mais rapidez, bairros como Amaralina, Itaigara, Pituba, Stiep, Costa Azul e Santa Cruz, além de abranger avenidas de tráfego intenso, como a Manoel Dias da Silva e a ACM, que têm um histórico grande de ocorrências.

Em complemento à nova base, a renovação da frota vai reduzir os custos com manutenção mecânica e aumentar a eficiência do serviço. O SAMU conta hoje com 41 ambulâncias, sendo que 19 delas foram renovadas em fevereiro desse ano, durante o Carnaval, e as outras 22 serão trocadas no evento desta quinta-feira. Com isso, os veículos terão menos de um ano de uso. Orçadas em R$ 3 milhões, as ambulâncias foram cedidas pelo Ministério da Saúde.

Atendimentos – O SAMU registra uma média de 250 atendimentos por dia e cerca de mil chamados realizados diariamente na central de atendimento. A base da Pituba será a 13ª em Salvador. Antes dela, as ocorrências próximas a esse bairro eram atendidas pela base dos Barris. Com a inauguração, os atendimentos da região terão menor tempo-resposta.

Além da capital, o SAMU de Salvador atende aos municípios Vera Cruz, Lauro de Freitas, Simões Filhos, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Saubara e Santo Amaro.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *