28 de março de 2024
  • :
  • :

Niltinho vai propor ao governador um decreto que amplie estímulo à energia solar na Bahia

Niltinho vai propor ao governador um decreto que amplie estímulo à energia solar na Bahia

O deputado estadual Niltinho (PP) realizou, nesta quinta-feira (05), o debate “Energia Solar na Bahia: Incentivos e Avanços”, no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo do evento é trazer para o Estado uma energia limpa, sustentável e renovável como é a energia solar.

Em seu discurso, Niltinho afirmou que “fomentar essa cadeia produtiva trará o aumento na geração de empregos, já que os empresários irão expandir seus negócios e no médio e longo prazo, vamos poder diminuir a conta de energia na casa dos baianos”, disse.

Niltinho informou que a crescente preocupação com o meio ambiente, vinculada a busca pela diversificação da matriz energética, tem impulsionado o debate sobre a geração de energia a partir de fontes renováveis. “Atualmente, a Bahia é líder na produção de energia eólica e concentra a maior parte dos projetos de geração e distribuição de energia solar no país”, frisou.

De acordo com o deputado, a Bahia já conta com uma política estadual de estímulo ao uso da energia solar, notadamente através da implantação das placas de energia solar nos prédios públicos do estado.

“O nosso desejo é que esta medida seja estendida para prédios públicos municipais e privados para que consumidores residenciais, comerciais, industriais e rurais tenham acesso aos mesmos benefícios. Com isso, os empresários do setor terão mais fôlegos para ampliar seus negócios e assim poder gerar empregos, estimulando a criação de renda para o estado e consequentemente seu desenvolvimento econômico”, explicou.

“O uso dessa fonte de energia permite não somente a criação de valores relacionados a sustentabilidade ambiental, mas também a redução de emissões de gases de efeito estufa e a redução do uso de combustíveis fósseis”, garantiu Niltinho.

O deputado Niltinho irá encaminhar a proposta de decreto ao governador Rui Costa. “Em breve esse convênio se tornará realidade, nosso governador está atento as demandas desse setor que com certeza já é de fundamental importância no cenário econômico do Estado”, concluiu.

Participaram do debate Celso Rodrigues, superintendente de energia (Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA), representando o governador Rui Costa; Laís Maciel, diretora de Interiorização do Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representando o vice-governador Joao Leão; Luís Henrique – assessor especial da Secretaria do Planejamento (SEPLAN); Daniel Kunz – presidente da Absolar – Bahia; Maria Carla – secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI); Murilo Xavier, diretor da FIEB; Dr. Leonardo Souza, advogado e Membro da Comissão de Energia da OAB e a deputada estadual Fátima Nunes (PT).

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *