19 de setembro de 2019
  • :
  • :

Deputados baianos afinam com ministra solução para dívidas dos cacauicultores

Deputados baianos afinam com ministra solução para dívidas dos cacauicultores

Uma comitiva de deputados baianos foi recebida nesta segunda-feira (09) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília com o objetivo de debater a situação da lavoura cacaueira e o endividamento dos produtores. Na audiência, os parlamentares entregaram uma carta com propostas que visam resgatar o desenvolvimento da economia do cacau, na região sul da Bahia. Diante dos apelos, a titular da pasta determinou que seja criado um grupo de trabalho, que vai nortear a criação de uma Medida Provisória a ser encaminhada ao Ministério da Economia, até o final de setembro e posteriormente será votada no Congresso. A reunião aconteceu uma semana após a realização da audiência sobre o cacau na Assembleia Legislativa da Bahia.

Participaram os deputados federais, líder do DEM, Elmar Nascimento, Leur Lomanto Jr. (DEM), João Roma (PRB) e os estaduais que compõem a Comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa, a presidente, Jusmari Oliveira (PSD), o vice-presidente Sandro Régis (DEM) e membro titular Pedro Tavares (DEM), além do representante dos produtores de cacau, Rui Souza, o superintendente nacional da Ceplac, Guilherme Galvão e o superintendente da Sudeco, Nelson Fraga.

Entre os pontos debatidos foi definido que os produtores com débitos no FNE que não estavam enquadrados passarão a ter direito ao enquadramento. Será permitido que os produtores de cacau com dívidas no FNE passem a receber o benefício do desconto, semelhante aos produtores da região do semiárido, reduzindo um terço da dívida, além da iniciativa para a criação de uma linha de crédito.

O vice-presidente da Comissão de Agricultura, Sandro Régis, exaltou os resultados da audiência. “Saímos muito satisfeitos com a objetividade da ministra da Agricultura, que determinou ações e prazos para que as algumas questões importantes envolvendo a lavoura do cacau sejam resolvidas. Estamos convictos que demos hoje um grande passo rumo as soluções dos problemas do cacau”, afirmou.

O deputado federal Leur Lomanto Jr. destacou que houve “um avanço concreto” para que seja resolvido de uma vez por todas o drama financeiro, envolvendo a lavoura. “A ministra demonstrou sensibilidade com a luta e nos apresentou sugestões viáveis para que os produtores possam voltar a investir, dando oportunidades para que lavoura retorne a crescer e gerar mais renda para o estado”, afirmou.

Reivindicando desde o início a renegociação das dívidas dos produtores, Pedro Tavares também frisou que a reunião sinalizou para a solução do problema. “Com certeza vai dar um novo norte para as questões da lavoura cacaueira”, acrescentou.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *