25 de abril de 2024
  • :
  • :

Ademi-BA discute a importância do IPTU Verde e da certificação EDGE em Salvador

Ademi-BA discute a importância do IPTU Verde e da certificação EDGE em Salvador

Construtoras e incorporadoras baianas terão a oportunidade de conhecer as ferramentas para obtenção da certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), iniciativa que reconhece as práticas sustentáveis em empreendimentos residenciais e comerciais, reforçando a presença da Bahia no mapa das construções inteligentes.

As instruções serão oferecidas em evento realizado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), no dia 20 de setembro, às 9 horas, na sede do Sinduscon com programação gratuita pela manhã, seguido de workshop pela tarde para capacitar as empresas no manuseio da plataforma EDGE.

Com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o encontro reunirá especialistas internacionais apresentando de forma prática e simples o sistema de certificação EDGE, criado pela Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do Grupo do Banco Mundial. Conhecida por simplificar o processo para obter as credenciais, a certificação EDGE se enquadra nas exigências necessárias para Outorga e IPTU Verde aplicadas pela Prefeitura Municipal de Salvador.

A base da certificação é um sistema online de acesso livre, que avalia a performance do edifício em três categorias – energia, água e materiais. A certificação acontece quando se consegue uma redução de 20% nas três áreas.

Dividido em dois momentos, o turno da manhã será de livre acesso ao público. Na programação, que vai das 9h às 12h, convidados e especialistas irão apresentar o histórico e demonstração prática da certificação, além de cases de sucesso.

Já no turno da tarde, a partir das 13h30, será ministrado um workshop voltado para equipe técnica das empresas que farão a inserção dos seus projetos na ferramenta EDGE. Esse momento tem investimento de R$50 (associados ADEMI-BA e Sinduscon-BA) e R$100 (demais profissionais). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/UZo9oP3F1GLmoujE9.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *