26 de abril de 2024
  • :
  • :

ACBEU vai trazer o Maker Day Brasil 2019 a Salvador

ACBEU vai trazer o Maker Day Brasil 2019 a Salvador

Como seria uma casa sustentável na Lua? Esse será o questionamento feito para crianças e adolescentes a partir de 10 anos durante o Maker Day Brasil 2019, promovido pelo Grupo Educacional ACBEU, neste sábado (28), em Salvador. O evento gratuito ocorre simultaneamente em 24 Centros Binacionais do país em parceria com a Embaixada dos EUA com o objetivo de estimular atividades makers em que os alunos desenvolvem a capacidade de identificar problemas, avaliar o cenário e possibilidades e propor soluções.

O evento será dividido em quatro etapas. Em cada uma delas, as crianças e adolescentes terão que descobrir soluções para uma cidade sustentável pensando nas limitações de recursos naturais de uma moradia na Lua. A primeira ação será planejar e criar um protótipo de uma casa. Em seguida, os participantes terão que construir um circuito de iluminação utilizando placa solar. O sistema será programado para funcionar de forma automática e eficaz. O último desafio será construir um vaso auto irrigável com material reciclado.

A gestora de Educação Maker do Grupo Educacional ACBEU, Paula Cavalcanti, destaca que a ação tem uma narrativa que estimula a autonomia, iniciativa e pensamento crítico dos participantes, que são incentivados a identificar soluções para os desafios propostos. “Apresentamos o cenário da missão, mas cada grupo terá seu caminho de conhecimento. Eles terão que enxergar o que está acontecendo, analisar e buscar um jeito de fazer o projeto funcionar. Desta forma, cada equipe vai desenvolver um trabalho com a personalidade dos participantes, que estarão ativos na busca por conhecimento”, explica.

O evento utiliza noções de engenharia, design thinking, programação, eletricidade e ciências. As atividades ainda desenvolvem habilidades, como colaboração, negociação e criatividade, além de estimular uma análise crítica sobre o meio ambiente, já que com os recursos limitados no espaço será necessário descobrir soluções sustentáveis para raciocinar o uso de água e oxigênio. “Ao propor o desafio de construir uma cidade sustentável, há um alerta por trás, fazendo um paralelo com a realidade dos participantes. É uma forma de fazer com que as crianças sejam agentes transformadoras da sua realidade”, pondera Paula.

A instrução será bilíngue, permitindo o uso do inglês e português. Desta forma, mesmo quem não tem fluência na língua inglesa consegue acompanhar o evento e enriquecer a sua capacidade de compreensão do idioma estrangeiro.

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da Sympla. É possível se cadastrar tanto para apenas uma atividade como para todas. A ação começa às 13h30 e tem previsão de término às 19 horas. O evento será realizado no Makerspace ACBEU Bahia, na unidade ACBEU no Shopping Barra.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *