15 de outubro de 2019
  • :
  • :

Alunos de Medicina da FTC lançam livro em Congresso de Cardiologia

Alunos de Medicina da FTC lançam livro em Congresso de Cardiologia

Nesta sexta-feira (20), alunos de Medicina da Rede FTC lançam o livro “Eletrocardiograma: Simples, fácil e prático” no Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece durante todo o final de semana em Porto Alegre. O material, idealizado e escrito pelos estudantes que fazem parte da Liga de Trans-Cardiologia, tem como objetivo apresentar a temática em uma linguagem acessível a outros estudantes da área de saúde.

Ligas Acadêmicas, como a composta pelos alunos da FTC, são uma espécie de grupo de estudo que também promove cursos, atividades e eventos para apresentar aos seus colegas os temas mais relevantes da área abordada. O livro que será lançado essa semana surgiu como um módulo de conteúdo que deveria ser distribuído em um desses eventos. Mas o material chegou às mãos do professor Gilson Feitosa Filho, especialista em Cardiologia, que enxergou o potencial dos alunos e os incentivou a ampliar a obra.

“Nos debruçamos sobre o conteúdo para aprofundá-lo e acrescentar mais informações. Foram meses de escrita e revisões constantes”, lembra Murilo Araújo de Souza, aluno do 9º semestre de Medicina e presidente da Liga. Para Murilo, o caráter mais acessível é o que mais o diferencia das demais publicações. “Acredito que o grande diferencial do livro seja o conteúdo direto, explicado em linguagem fácil, mas sem nenhum prejuízo à qualidade. Ele é repleto de dicas e macetes. Nos preocupamos muito com a forma como o conteúdo é transmitido para o leitor”, explica Murilo, lembrando que, apesar de feito por estudantes, o material foi revisado por professores e editado pelo Dr. Gilson Feitosa. “Ele é uma referência nessa área”, acrescenta.

Além do aprendizado e do orgulho de lançar um livro, o processo de produção do material trouxe também outros benefícios para os futuros médicos. “Foi uma ótima oportunidade de aprender a lidar com responsabilidades, prazos e cobranças. Também tivemos experiência de gestão de trabalho em grupo. São habilidades que um bom médico precisa ter”, reflete o presidente da liga.

Lançamento duplo – O evento de lançamento do livro acontece no 74º Congresso Nacional de Cardiologia, que acontece de 20 a 22 de setembro em Porto Alegre, e contará com a presença de 4 membros da liga.

Na segunda-feira (23), o livro será lançado em Salvador, na FTC, em evento promovido pela Instituição, com a presença do professor Gilson e do coordenador geral do curso, André Nazar.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *