15 de outubro de 2019
  • :
  • :

Camaçari vai realizar 3ª Jornada Universitária nos dias 6 e 7 de novembro

Camaçari vai realizar 3ª Jornada Universitária nos dias 6 e 7 de novembro

Consolidado no calendário de eventos educacionais do município, a Jornada Universitária chega a sua terceira edição e, devido ao sucesso, em 2019 a iniciativa acontecerá em dois dias, 6 e 7 de novembro. Realizado das 8h às 16h no foyer da Cidade do Saber, a ação traz em seu formato uma Feira de Ciência e Tecnologia que contará mais uma vez com a presença de diversas instituições de ensino técnico e superior nas modalidades presencial e à distância, que além de apresentar os cursos oferecidos trará diversos atrativos tecnológicos para expor.

São esperados cerca de 2 mil estudantes da rede municipal de ensino, dos anos finais, e do ensino médio e técnico da cidade. Para garantir mais conforto e segurança, diversas escolas contarão com serviço de logística para transportar alunos e proporcionar a oportunidade de viver experiências únicas e conhecer a variedade de cursos de ensino superior e técnico que há na cidade.

A Jornada Universitária e Feira de Ciência e Tecnologia de Camaçari contarão com a participação de um número maior de instituições. Em 2018 foram 16 e esse ano mais duas aderiram, o que aponta o continuo crescimento do evento, que é realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) e conta com apoio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Dentro da programação, além de palestras, está prevista uma apresentação do Google For Education, plataforma digital adotada pela rede municipal de ensino como forma de estimular os estudantes e de inserir novos métodos e tecnologias para melhorar ainda mais os índices educacionais de Camaçari. Durante todo o evento, as instituições apresentarão novidades tecnológicas como jogos de realidade aumentada e projetos de robótica.

E outra novidade em 2019 é o fortalecimento da parceria com a Universidade Federal da Bahia, que trará um Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação com salas de debate e visitas dirigidas ao Museu Unica, espaço instalado na Cidade do Saber e que ocupa uma área de 300 metros quadrados e abriga cerca de 40 diferentes experimentos de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas, mecânica e energia e mais de 50 jogos matemáticos e quadros de ilusão de óptica. As visitas ajudam a descomplicar a ciência aprendida em sala de aula, permitindo sua experimentação pelos alunos.

O objetivo da jornada é apresentar aos estudantes as oportunidades na área de ensino superior e técnico existentes no município, possibilitando que os moradores da cidade possam contar com o conforto de estudar onde residem. A medida permite ainda que os jovens se aproximem da ciência e possam planejar o futuro estudantil com mais segurança e informação. Com esse propósito, a Prefeitura de Camaçari tem se dedicado diariamente para consolidar a cidade como um Polo Educacional, e nesse sentindo tem atraído cada vez mais instituições, a exemplo da UFBA, sonho antigo da população que foi concretizado em 2018.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *