20 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador aprova projeto de Aleluia que institui nova Política Nacional de Alfabetização

Câmara de Salvador aprova projeto de Aleluia que institui nova Política Nacional de Alfabetização

Após apreciação em plenário na tarde desta quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Salvador se tornou a primeira Casa Legislativa a aprovar um projeto de lei que segue o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) instituindo a nova Política Nacional de Alfabetização (PNA). A matéria, de nº 278/19, é de autoria do vereador Alexandre Aleluia.

De acordo com o projeto, em caso de sanção, a Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED) deverá acompanhar a PNA que, segundo o Ministério da Educação (MEC), tem como um dos seus princípios a ênfase no ensino dos seis componentes essenciais para a alfabetização: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

“Dia histórico! A Câmara Municipal aprovou hoje o meu projeto que adere Salvador à nova Política Nacional de Alfabetização de Jair Bolsonaro. Salvador vai jogar o método Paulo Freire no lixo e adotará o que realmente funciona, o que é comprovado. Lei aprovada em plenário”, escreveu Aleluia, em seu perfil no Twitter.

Em agosto deste ano, ao lançar a cartilha com críticas ao métodos atuais, o ministro Abraham Weintraub afirmou que é preciso rever o que chamou de “dogmas da alfabetização”.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *