24 de abril de 2024
  • :
  • :

Gilmar Mendes diz que Lula não pode recusar progressão do regime de prisão

Gilmar Mendes diz que Lula não pode recusar progressão do regime de prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta segunda-feira (07) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem o direito de recusar a progressão de seu regime de prisão.

“Ele não tem esse direito. Acredito que aqui há um pouco o recurso de uma retórica”, afirmou durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Gilmar, porém, não deixou de atacar os procuradores da Lava-Jato que pediram à Justiça que Lula vá para o regime semiaberto porque já cumpriu um sexto de sua pena de oito anos e dez meses por corrupção e lavagem de dinheiro.

“O que me chamou a atenção foram os procuradores oferecerem o regime semiaberto ao Lula. Nunca foram legalistas, nunca foram garantistas. Mas agora se convenceram. Se convenceram porque era conveniente. Aliviaram a pressão que existe sobre o tempo, fazendo leitura de estrelas”, afirmou.

Durante o programa, o ministro disse que a Corte cometeu um erro ao decidir, em 2016, que réus podem iniciar o cumprimento da pena após serem condenado em segunda instância. O STF deve julgar o tema este mês.

Em 2016, Gilmar votou a favor da possibilidade de início do cumprimento da pena. Agora, a expectativa é que ele mude de posição. “Fizemos um experimento institucional e se viu que deu errado”, disse.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *