27 de abril de 2024
  • :
  • :

Ambulantes da Costa de Camaçari recebem orientações sobre manipulação de alimentos

Ambulantes da Costa de Camaçari recebem orientações sobre manipulação de alimentos

A Prefeitura de Camaçari está propondo uma forma inovadora de criação de valor para o empreendedorismo no município. Através de um convênio com o Sebrae, a gestão municipal está promovendo a qualificação e consultoria para diversos perfis de empreendedores. Por meio da Secretaria de Turismo (Setur), ambulantes, empresas do ramo da gastronomia e meios de hospedagem estão tendo acesso a uma trilha de conhecimento com foco em resultados práticos nas áreas de gestão financeira, gestão estratégica e de inovação.

Entre os dias 14 e 18 de outubro, aconteceu em Arembepe, a qualificação da primeira turma do projeto Ambulante Legal. A ação da Setur, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), qualificou os ambulantes da Costa de Camaçari (neste primeiro momento), na área de Alimentos e Bebidas, através de um treinamento com duração de 20 horas (4h/dia), que abrange os temas de Qualidade no Atendimento, Higiene e Manipulação de Alimentos, Técnicas de Vendas e Planejamento Financeiro.

Serão atendidos cerca de 400 ambulantes, divididos em 10 turmas de até 40 pessoas, que atuam nas praias da Costa de Camaçari. Além de Arembepe, os cursos também vão acontecer em Abrantes, Jauá, Barra do Jacuipe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. Após a qualificação, os profissionais receberão crachá e vestuário de identificação oficiais da Prefeitura. O público-alvo desse projeto, são os ambulantes residentes no município, devidamente cadastrados pela Sesp.

A ação, inédita no município, busca a valorização de quem atua no comércio informal, criando assim, um ambiente de ordenamento e oferecendo uma melhor qualidade de produtos e serviços para moradores e visitantes. “A Secretaria de Turismo se orgulha de, junto com o prefeito Elinaldo, promover essa iniciativa inédita de valorização de pessoas. Nós queremos atender, dar condições de trabalho para quem vive aqui. O compromisso da gestão municipal é com a população de Camaçari. Entendemos que esses profissionais têm uma grande responsabilidade com o município e são nossos parceiros”, define o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

Para o especialista em políticas públicas e contabilidade gerencial, Rubens Mário Ribeiro, esse tipo de iniciativa gera um envolvimento onde todos saem ganhando e crescem como um ecossistema. “Quando esses profissionais começam a receber a capacitação, eles começam a conhecer o próprio segmento, a ter disciplina e planejamento”, destaca o mestrando em planejamento territorial e desenvolvimento social. O especialista apresentou informações sobre gestão financeira, fluxo de caixa futuro, inadimplência (“fiado”), gestão e tomada de decisões.

Além dos conceitos sobre higiene, manipulação de alimentos e gestão financeira, os ambulantes também foram convidados a pensar como empreendedores, recebendo orientações sobre o registro de Micro Empreendedor Individual (MEI) e linhas de crédito.

Foto: Ascom/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *