28 de março de 2024
  • :
  • :

“Turismo em Salvador deve ter crescimento de 10% neste verão”, diz Roberto Duran

“Turismo em Salvador deve ter crescimento de 10% neste verão”, diz Roberto Duran

O turismo em Salvador deve ter um crescimento de 10% neste verão, em relação ao período anterior, segundo estima o Conselho Baiano de Turismo (CBTur). De acordo com o vice-presidente da entidade, Roberto Duran, a expectativa é de que a temporada 2019/2020 seja a melhor dos últimos 15 anos para o setor.

“A expectativa é de um crescimento em torno de 10% na ocupação ou no volume de visitantes, e um crescimento de mesma ordem na diária média, ou seja, no consumo dos visitantes. Provavelmente teremos o melhor verão dos últimos 15 anos”, destacou Roberto.

De acordo com Duran, que também é presidente da Salvador Destination – associação ligada à prefeitura que promove e divulga a capital em eventos nacionais e internacionais, a requalificação da cidade é um dos motivos que deve contribuir para as estatísticas positivas.

Ele destaca que, além do turismo, o setor hoteleiro também tem sido beneficiado e apresentou melhora nos últimos meses, após a crise registrada entre 2017 e 2018. De acordo com Roberto Duran, atualmente, Salvador tem 404 hotéis e pousadas ativos, com cerca de 37 mil leitos em operação.

“[Destaca-se no aquecimento do turismo na cidade] a requalificação do destino, com seu calendário de eventos e sua promoção principalmente feita através das mídias digitais, atingindo assim o público final em todo o mundo, mais principalmente com nossos maiores emissores de visitantes, como interior do estado, São Paulo, Brasília. No Internacional: Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Itália, França…”, conta.

“[O setor hoteleiro em Salvador está] iniciando a saída de uma grande crise, porém com um longo caminho a ser percorrido”, completou.

Contudo, mesmo com a perspectiva positiva, Duran não descarta os prejuízos que podem ser causados ao setor pelas manchas de óleo que atingem o litoral da capital e outras oito cidades baianas. Só em Salvador, são mais de 10 praias afetadas.

“Isto é uma fatalidade dos tempos modernos, onde os governos estão tomando todas as providências para mitigar e resolver a questão. Isto nenhuma localidade do mundo está livre de ter em sua área. Importante é buscar uma rápida solução com transparência e união de todos. O nosso papel é exatamente cobrar as ações dos entes públicos, interagindo com a comunidade, buscando a união e eficácia nas ações por parte de todos”, destaca.

Roberto Duran destaca também a atuação da associação, junto à prefeitura, para atrair turistas. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Salvador Destination vem realizando um conjunto de ações que visam captar congressos, feiras e eventos para nossas cidade. Além de muitas outras ações feitas para divulgar e atrair negócios e turistas”, destaca.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *