22 de novembro de 2019
  • :
  • :

FGM lança edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

FGM lança edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Já estão abertas as inscrições para o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano III, promovido pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.seloano3.salvador.ba.gov.br, onde estão disponíveis e o edital e a ficha de inscrição, e enviar a proposta até o dia 6 de dezembro. Serão selecionadas oito obras, distribuídas em sete gêneros: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e categoria livre.

O lançamento do novo edital e da coleção do Ano II da premiação foi realizado na noite da terça-feira (22), na nova sede da FGM, na Barroquinha. Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e o presidente da Fundação, Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades, autores contemplados pelo selo e membros do meio artístico baiano.

Durante o evento, Reis ressaltou a Bahia como terra de inúmeros artistas e escritores, a exemplo de Castro Alves, Jorge Amado e do próprio homenageado João Ubaldo Ribeiro, e reafirmou a importância de incentivar novas produções por meio de editais e premiações. “Estamos fazendo a nossa parte para estimular a produção e valorizar os nossos autores, publicando e divulgando livros de escritores locais, ajudando na formação de público leitor, enquanto também promovemos a distribuição e a circulação dessas obras”, destacou.

Incentivo – O selo tem como objetivo incentivar a produção literária na cidade, dando espaço para novos autores e consolidando a produção de autores já consagrados. Para a coleção do Ano II, foram selecionadas oito obras literárias de autores soteropolitanos ou residentes na capital baiana há mais de dois anos. As categorias são crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance, categoria livre e conto.

As obras publicadas foram o romance O Preferido de Exu, escrito por Antônio de Oliveira Júnior; as narrativas ficcionais “A Paixão dos Suicidas”, de Nívia Maria Silva, e “O Bicho Que Chegou à Feira”, de Marcelo Lima; o conto “Álbum Fabuloso”, de Adelice Sousa; o livro de crônicas “Janelas Abertas”, de Gilka Espinheira; a dramaturgia “Céu de Maracangalha”, de Luciana Comin; o conto infantil “Kanoni”, de Carla Bittencourt; e as poesias de “Manual para Composição de Vitrais”, de Marcus Vinícius Rodrigues.

Distribuição – O prêmio é uma oportunidade para que novos escritores tenham suas produções literárias publicadas sem custo. Além disso, incentiva a leitura de produções soteropolitanas pelo país e pelo mundo, visto que os exemplares são distribuídos gratuitamente para a população, durante a cerimônia de lançamento e para espaços públicos nacionais e internacionais de leitura.

Cerca de 300 bibliotecas das escolas municipais receberão os exemplares contemplados pelo selo. As obras serão enviadas também para os demais estados brasileiros e para bibliotecas públicas baianas, para a Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos. Até o final de outubro, os exemplares poderão ser acessados também em formato virtual disponibilizado no site da FGM.

A primeira edição do Selo, lançada em 2014, contemplou as seguintes obras: “A Devoção do Diabo”, de Ordep José Trindade Serra (conto); “Crônicas Hipermodernas”, de Márcia Raquel Carvalhal Gonzalez (crônica); “Partiste”, de Paulo Henrique Correia Alcântara (dramaturgia); “O Circo da Alegria, a Semente da Felicidade”, de Maria Betânia dos Santos (literatura infantil); “Mar Interior”, de Renato de Oliveira Prata (poesia); “Alzira Está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico”, de Goli Guerreiro (romance); “Canudos: A Luta”, de José Guilherme da Cunha (republicação); e “O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão”, de Ian Fraser Lima (Jovem Autor).

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *